Doses contra a poliomielite são repassadas para os municípios do Norte de MG; campanha tem início na próxima segunda

Começou nesta quinta-feira (23) a distribuição das vacinas contra a poliomielite para os municípios do Norte de Minas Gerais. A campanha nacional contra a doença terá início na próxima segunda-feira (27) e termina em 14 de junho.

Segundo a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), estão sendo repassadas de 17,4 mil doses para 54 cidades da região. As unidades serão utilizadas para completar o estoque já existente nessas localidades. Em MG, 1,4 milhões de crianças devem ser vacinadas.

A poliomielite – também conhecida como paralisia infantil – é uma doença causada por um vírus e geralmente provoca consequências graves, como perda dos movimentos, dificuldade ao falar, alterações no crescimento, e até paralisia completa dos membros.

“Para alcançar a meta de vacinar 95% das crianças com menos de cinco anos de idade, os municípios devem adotar diversas estratégias visando a redução dos bolsões de não vacinados, aumento das coberturas vacinais e homogeneidade. Os profissionais das secretarias municipais de saúde conhecem a realidade dos territórios onde trabalham e, por isso devem adotar as estratégias mais adequadas para alcançar as crianças que precisam ser vacinadas”, observa a coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS), de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS).

A SRS destaca que o último caso da doença no Brasil ocorreu em 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre da circulação do poliovirus selvagem. Entretanto, em 2023, a Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das América classificou o país como de alto risco para a reintrodução do vírus causador da pólio. A vacinação é essencial para evitar o retorno da ocorrência de casos.

“Os municípios devem articular ações com os conselhos municipais de saúde e de educação, lideranças comunitárias, associações e líderes religiosos com o objetivo de planejar a vacinação fora das unidades de saúde, a exemplo de creches e escolas. A ampliação dos pontos de vacinação e o funcionamento em horário estendido e aos finais de semana também são outras estratégias recomendadas”, destaca Agna Menezes.

As cidades que que estão recebendo maiores quantidades são:

  • Montes Claros (3 mil doses);
  • Janaúba (1 mil);
  • Porteirinha e Rio Pardo de Minas (925 doses para cada município);
  • Salinas (775);
  • Jaíba (700);
  • Bocaiúva (650);
  • Monte Azul e Espinosa (575 doses para cada localidade);
  • Coração de Jesus, Mirabela e São João do Paraíso (500 doses para cada

Fonte: G1 Grande Minas

Comentários

Mais do Educadora FM