O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior, visitou a Associação de Resgate da Dignidade Humana Divina Providência de Montes Claros e conheceu de perto o seu trabalho de formação profissional. Na visita, realizada no 18 de abril, ele foi recebido pelo presidente da Divina Providência de Montes Claros, Paulo Cesar Santiago; e pela coordenadora-geral da instituição filantrópica, Jacqueline Marques.
O procurador-geral de Justiça viu de perto o funcionamento dos cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pelo Sistema Divina Providência. Ele conheceu as oficinas e salas de aulas dos cursos de padaria, gastronomia, confeitaria, estética, informática, corte e costura, cabeleireiro, maquiagem, manicure e barbearia.
O procurador-geral Jarbas Soares Junior teve a oportunidade de bate-papo com os alunos dos cursos profissionalizantes, que são voltados para adolescentes e jovens de baixa renda. Ele também fez uma interação com os adolescentes do Programa Bom Aluno (PBA), que é ofertado pela Divina Providência, com o apoio da empresa Novo Nordisk.
O Programa Bom Aluno atende, atualmente, 30 crianças e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade social. Após passarem por um processo seletivo, eles participam de atividades educativas fora do turno escolar convencional. Além de aulas de reforço, os estudantes de escolas públicas recebem acompanhamento pedagógico e psicológico, com abordagem de suas aspirações de vida e carreira. Ainda se envolvem em diversos projetos enriquecedores, como voluntariado, monitoria e iniciação científica. Além disso, têm a chance de se tornarem bolsistas em instituições privadas.
O procurador-geral Jarbas Soares Junior enalteceu a ação do Sistema Divina Providência como uma iniciativa louvável. “Com doações do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), o projeto traz cidadania, cidadania, qualificação e educação para as pessoas, dando oportunidades de emprego”, afirmou Jarbas Soares Junior. Ele também sugeriu a adoção da educação ambiental para os assistidos na ação da instituição.
“Ficamos muito orgulhosos com a visita à nossa instituição pelo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior, que nasceu em Montes Claros e foi criado em São Francisco. Com muita simpatia e gentileza, ele demonstrou que é um ser humano diferenciado”, afirmou o presidente da Associação Divina Providência, Paulo César Santiago.
“Foi uma visita muito profícua e exitosa, em que apresentamos para o procurador-geral de
Justiça a dimensão do nosso projeto, no qual contamos com o Ministério Público Estadual de Minas Gerais (MPMG) como um dos grandes parceiros”, enfatizou Paulo César Santiago.
O Centro de Formação Profissional da Associação Divina Providência está localizado na Avenida Mestra Fininha, 2.409, no Bairro Morada do Sol. Atualmente, os cursos da instituição são ministrados em três andares do edifício. Mas, conforme anuncia o presidente Paulo Cesar Santiago, o prédio está recebendo a instalação de um elevador, adquirido com recursos de emenda parlamentar, que vai permitir o uso de nove andares do edifício, a partir de setembro próximo.
Mais de 1.350 profissionais capacitados em 2023
Em 2023, a Divina Providência de Montes Claros diplomou 1.356 profissionais qualificados nos cursos oferecidos gratuitamente. O número superou os totais de capacitados pela instituição em 2022 (1.227 profissionais diplomados) ultrapassando também as conquistas de 2021, quando 1.213 profissionais foram qualificados pela entidade filantrópica.
Campanha para doações do FIA
A Associação de Resgate da Dignidade Humana Divina Providência faz campanha para o incentivo aos contribuintes para que,ao preencherem a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2023), façam doações para a entidade, com dedução do imposto a pagar, por meio do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). A declaração do Imposto de Renda 2023 poderá ser apresentada à Receita Federal até o dia 31 de maio.
A campanha da Associação Divina Providência é intitulada “Transforme Vidas, Faça a Diferença”. O objetivo é que os contribuintes façam a doação por meio do FIA e ajudem a construir um futuro promissor para as crianças e adolescentes assistidos pela instituição filantrópica
crédito foto:MPMG/divulgaçãocrédito das fotos: Divina Providência/divulgação
…