Estabelecimentos de MOC deverão afixar informações sobre manobras de combate ao engasgo

Foi sancionada pelo prefeito Humberto Souto lei aprovada pela Câmara Municipal que instituiu a obrigatoriedade da fixação de cartazes ilustrativos sobre a Manobra de Heimlich em todos os estabelecimentos da cidade que comercializem alimentos.

A manobra de Heimlich é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores, popularmente conhecida como engasgo.

Dessa forma, os estabelecimentos deverão afixar cartaz que contenha ilustrações passo a passo sobre a manobra, tanto em adultos como em bebês. Os cartazes devem conter ainda o telefone do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), 192.

É importante destacar que somente no ano de 2023 cerca de 2 mil pessoas morreram engasgadas no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Os estabelecimentos terão 30 dias para se adequar às normas a partir da data de publicação da lei, que foi formalizada na edição dessa quinta-feira, 11, do Diário Oficial do Município (https://admin.montesclaros.mg.gov.br/upload/diario-oficial/files/edicoes/2024/abr-24/DiarioOficialEletronico11-04-24.pdf).

ASCOM | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Divulgação

Comentários

Mais do Educadora FM

CONCURSO DA PREFEITURA

Veja como se inscrever para vagas reservadas a pessoas com deficiência O concurso público para provimento de cargos públicos efetivos da Administração da Prefeitura de

Ler Mais