CUIDANDO DAS PESSOAS – Prefeitura inaugura Centro Integrativo na Conferência Cidade Cristo Re

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e em parceria com a Pastoral do Menor e a Arquidiocese de Montes Claros, além do Esquadrão da Vida, Instituto Conexão, Projeto Segunda Chance e Instituto Filip Gusmão, inaugurou na última quarta-feira, 10, na Conferência Cidade Cristo Rei, no Grande Alto São João, o Centro Integrativo.
O espaço tem como finalidade o desenvolvimento de políticas públicas de assistência e proteção social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de suas famílias.

O Centro Integrativo é uma junção de iniciativas da sociedade civil e do poder público com o objetivo de ofertar atividades esportivas, educativas, culturais e de lazer, como jiu-jitsu, muay thay, futebol e musicalização, além de serviços de assistência social, com atuação efetiva do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) na execução dos grupos.
Para o presidente do Esquadrão da Vida de Montes Claros, Wesley Aquino, “o Centro Integrativo é a celebração das políticas públicas, atendendo as pessoas que mais necessitam de amparo. A prevenção e a proteção social são fundamentais”.
“A junção do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) com os CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) e outras instituições sociais pode fortalecer a proteção social e a garantia de direitos, possibilitando uma abordagem mais integrada e eficaz para atender às necessidades das comunidades vulneráveis”, comentou a coordenadora do CRAS Renascença, Elen Lelis.

“Essa sinergia pode ampliar os recursos, conhecimentos e serviços disponíveis para aqueles que mais precisam”, complementou Deborah Eliane, coordenadora do CREAS.

A coordenadora de Proteção Social Básica da Prefeitura de Montes Claros, Heloísa Ribeiro dos Santos, ressaltou a importância do trabalho da proteção social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “Esta rede de proteção social tem atuado fortemente na prevenção e atendimento a crianças e adolescentes, propondo ações específicas para fortalecer as articulações nos territórios, com propostas de inclusão produtiva para o fortalecimento das famílias”, disse.

ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Divulgação |

Comentários

Mais do Educadora FM

CONCURSO DA PREFEITURA

Veja como se inscrever para vagas reservadas a pessoas com deficiência O concurso público para provimento de cargos públicos efetivos da Administração da Prefeitura de

Ler Mais