Março Azul-Marinho: Oncologista alerta para os sinais do Câncer Colorretal

A médica oncologista e paliativista, Raiana Barbosa Chaves explica que no próximo dia 27 de março, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer Colorretal.

“A data foi estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a importância de chamar a atenção para a doença que atinge milhares de pessoas no Brasil. A prevenção se dá através do diagnóstico por exame e colonoscopia”, ressalta a oncologista.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que no triênio 2023-2025, serão diagnosticados quase 46 mil novos casos, correspondendo a cerca de 10% do total de tumores diagnosticados no Brasil (excluindo-se o câncer de pele não melanoma). O risco estimado é de 21,10 casos por 100 mil habitantes.

A especialista também ressalta a importância das campanhas de conscientização e prevenção, através do Março Azul-Marinho. “Por isso faz-se necessário exames preventivos, como a colonoscopia, que ajuda a detectar lesões, chamados pólipos ou verrugas, e que nascem dentro do intestino. Na colonoscopia, os pólipos podem ser retirados antes de evoluir para o câncer de intestino”, completou a oncologista.

O Câncer Colorretal, ou Câncer de Intestino, é o segundo tipo de câncer mais comum, tanto no homem, quanto na mulher. Ficando atrás apenas do câncer de próstata e mama, respectivamente.

O ministério da saúde recomenda que toda a população faça colonoscopia de rastreio a partir dos 50 anos. “Estendemos essa recomendação para, a partir de 45 anos, se a pessoa tiver condições financeiras de realizá-la”, finalizou

(*) Fatores de risco

Entre os diversos fatores de risco, estão incluídos: histórico familiar de câncer, sobrepeso ou obesidade, idade igual ou superior a 50 anos, uma dieta rica em alimentos processados e carne vermelha, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a presença de doenças inflamatórias intestinais, como retocolite ulcerativa e doença de Crohn.

A prevenção do câncer de intestino está ligada a um estilo de vida saudável, que inclui prática regular de exercícios físicos, manutenção do peso ideal, abstenção do tabagismo e consumo moderado de bebidas alcoólicas.

Jornalista Wesley Gonçalves
Assessoria e Comunicação
JPMG/8874

Comentários

Mais do Educadora FM

CONCURSO DA PREFEITURA

Veja como se inscrever para vagas reservadas a pessoas com deficiência O concurso público para provimento de cargos públicos efetivos da Administração da Prefeitura de

Ler Mais