No tratamento contra o câncer, um dos momentos mais difíceis durante a quimioterapia, é quando começam a cair os cabelos. As mulheres são as que mais sentem esse impacto na aparência, pois a queda começa lentamente, e vai aumentando rapidamente após o início do tratamento.
Uma novidade que está disponível em Montes Claros, e que ajuda a manter a autoestima das mulheres é o tratamento com a touca gelada (ou touca de resfriamento). Trata-se de uma touca que a paciente pode usar durante a infusão da quimioterapia para prevenir a queda de cabelos.
As pacientes que fazem quimioterapia que causam alopecia (queda de cabelo) podem usar a touca. Mas, esse tratamento é voltado apenas para pacientes com tumores sólidos, como o câncer de mama e de pulmão, por exemplo.
“Usamos muito a touca gelada nas pacientes em tratamento contra o câncer de mama. Não orientamos o uso para os pacientes que tratam leucemias, linfomas, ou tumores que afetam o couro cabeludo. Não conseguimos controlar 100% da queda. A touca preserva em torno de 50 a 60% dos fios de cabelo. Então o grau de satisfação do uso varia entre as usuárias, e depende muito da expectativa de cada uma. Tem pacientes que gostam muito do resultado, e outras que mesmo com a touca apresentam uma queda importante dos fios”, explica a médica oncologista e paliativista, Raiana Barbosa Chaves.
A quimioterapia age na multiplicação celular afetando as células que se multiplicam rapidamente (como é o caso das células cancerígenas, mas também as células dos fios capilares). Por isso, ocorre a queda dos cabelos com a quimioterapia. A touca age resfriando o couro cabeludo, causando uma vasoconstrição (processo em que ocorre um estreitamento dos vasos sanguíneos) nessa região, impedindo que o quimioterápico penetre e danifique o folículo capilar.
“Sabemos o quanto os cabelos afetam a autoestima das mulheres. É um efeito colateral comum dos quimioterápicos e esse é um sofrimento legítimo. Conseguir prevenir a queda dos cabelos ajuda a preservar a auto-estima, a saúde psicológica, as relações pessoais e a privacidade das mulheres que estão em tratamento quimioterápico”, pondera a médica oncologista.
A touca fica a uma temperatura de 4 graus, e a paciente precisa usar a touca durante toda a infusão da quimioterapia. A touca é colocada 30 minutos antes de iniciar o protocolo de quimioterapia, se mantém durante toda a infusão, e ainda por mais cerca de 60 minutos após a finalização. A touca é acoplada à uma máquina que realiza toda a refrigeração.
“Então é usada na própria clínica onde o paciente faz o tratamento. O paciente deve sempre perguntar a seu médico se pode fazer o uso da touca. Sendo possível, a equipe de enfermagem vai acompanhar a paciente durante o uso, e fazer orientações quanto aos cuidados com os cabelos que devem ser realizados em casa”, ressalta Raiana Barbosa Chaves.
Em Montes Claros, o uso da touca gelada está disponível na OncoCenter. Mesmo que o plano de saúde cubra as sessões de quimioterapia, o serviço de resfriamento capilar está disponível apenas de forma particular.