Especialistas nacionais e internacionais apresentam cenários e tendências para a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida nos municípios
Os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento econômico sustentável dos municípios estão na pauta dos debates e encontros do Delta Forum 2023, um dos principais eventos nacionais dedicados ao tema. A terceira edição do evento será realizada entre 21 e 23 de novembro, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. Informações e inscrições no site deltaforum.sebraemg.com.br
O Delta Forum tem como público-alvo prefeitos, vice-prefeitos, secretários, gestores públicos, lideranças setoriais e outros atores envolvidos com o desenvolvimento do ambiente de negócios dos municípios brasileiros. “A terceira edição do evento vai promover uma ampla reflexão sobre o papel de cada um desses atores na construção de cidades melhores para empreender, trabalhar e viver”, destaca Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
Nos três dias da programação, especialistas e convidados nacionais e internacionais, dos setores público e empresarial, vão compartilhar conhecimentos, boas práticas e tendências sobre temas como: desburocratização, governo digital, diversificação econômica, retenção de riquezas, place branding, atração de investimentos, políticas públicas, liderança inovadora, turismo, gastronomia, educação empreendedora, entre outros.
O evento será aberto na noite de terça-feira (21/11), em uma cerimônia para convidados. Na quarta-feira (22/11) será realizado o Seminário Internacional, que terá a participação, entre outros convidados, de Peter Kronstrom, especialista em cenários futuros mundiais. Dinamarquês, radicado no Brasil há 13 anos, e com atuação nos EUA, na Europa, América do Sul e Austrália, Kronstrom apresentará tendências e desafios que vão impactar a organização e o funcionamento das cidades nos próximos anos.
Outra presença confirmada no Seminário Internacional é a de Raimond Tamm, que foi vice-prefeito de Tartu, segunda maior cidade da Estônia, referência mundial em cidades inteligentes. Tamm mostrará exemplos de iniciativas bem-sucedidas de desburocratização e melhoria do ambiente de negócios em Tartu. O assunto será o foco principal do painel Cidades inteligentes: negócios e oportunidades para todos, que será realizado na manhã do dia 22/11. Ao longo do dia, especialistas participam de debates sobre cidades inovadoras, cidades sustentáveis, place branding, entre outros temas.
No dia 23 de novembro, o Delta Forum sediará oito encontros técnicos com foco em assuntos diversos: atração de investimentos, encadeamento produtivo, desburocratização e simplificação de processos para abertura e funcionamento de empresas, cooperativismo de crédito, estratégias integradas de promoção dos setores de turismo e gastronomia, diversificação econômica e inovação territorial.
Cida SantanaAssessoria de Imprensa – Sebrae Minas |