XXXIII Encontro Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira é realizado em Montes Claros

A 33ª Edição do Encontro Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira Segunda Guerra Mundial, aconteceu em Montes Claros entre os dias 13 e 16 de julho de 2023.
A cidade foi escolhida para receber o importante evento em razão das comemorações do centenário do herói da FEB, o montes- clarense Cabo Geraldo Martins Santana, que nasceu em 1923 e foi morto em 1944, em combate contra o Exército Alemão na Itália.
Além disso, o encontro de 2023 também foi especial porque marcou 80 anos de criação da Força Expedicionária Brasileira e do 1º Grupo de Aviação de Caça “Senta a Pua” – as duas unidades brasileiras enviadas para combate no Teatro de Operações da Itália, ambas criadas por leis de 1943.

O comandante do 55º Batalhão de Infantaria salientou que “A importância do trigésimo terceiro encontro nacional dos veteranos da força expedicionária brasileira para Montes Claros, é mostrar a pujança e a potencialidade dessa cidade a princesa do Norte Mineiro para aqueles visitantes que vem de toda parte do país para esse encontro. É também importante para o 55° Batalhão de Infantaria, para mostrar que aqui no norte de Minas nós temos uma tropa pronta para ser empregada, assim como foram empregados os veteranos na nossa Força Expedicionária Brasileira na Itália, assim nós também trazemos para os nossos soldados, a materialização dessa força, dessa coragem do nosso “febiano” com a presença dos ex-combatentes aqui no batalhão.”.

O evento teve a duração de 4 dias e contou com seminários, uma cerimônia e formatura em honra do Cabo Geraldo Martins Santana e Durante a homenagem houve a entrega de medalhas. Também no evento, aconteceu um jantar dançante.

Três veteranos da FEB, participaram da programação do encontro, e o Ex-Combatente, Capitão Elmo Diniz, falou sobre a saudade do tempo em que serviu ao Exército Brasileiro: “Depois da gente chegar na idade que eu cheguei (já passei dos 100 anos), a saudade é forte! A gente lembra do ontem, do que fez, como aconteceu; com certeza hoje se vive de saudade.”.

Na manhã do domingo, a exposição de veículos militares da Segunda Guerra Mundial possibilitou a participação e interação do público. A exposição foi realizada no Parque Sagarana, e levou um grande público até o local. Quem participou do evento foi brindado com muita história e com muita música!

O professor, Vinícius Ferreira, de 31 anos, levou a família para acompanhar a exposição, e ao ser indagado sobre o encontro de veteranos e o que representava para ele, afirmou: “É muito bom poder ver a história tão de perto! Essa exposição ela nos possibilitou conhecer mais sobre os nossos soldados, esses homens que lutaram tão bravamente na Segunda Guerra Mundial, e isso é muito importante.”.

Texto: Jhullie Rodrigues

Comentários

Mais do Educadora FM