Posto de Coleta de Leite Humano do HU Unimontes precisa de doações

O Posto de Coleta do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está com estoque baixo de Leite Humano (materno) e precisa receber doações para continuar fazendo a nutrição de recém-nascidos para aumentar as chances de recuperação e sobrevivência de bebês prematuros e/ou com baixo peso.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a amamentação pode reduzir em até 13% a mortalidade em crianças menores de cinco anos e cerca de 6 milhões de vidas são salvas por ano graças ao aumento das taxas de amamentação até o sexto mês de vida.

A responsável técnica pelo Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Universitário Unimontes, Osvaldina Gonçalves falou sobre a importância da doação e acompanhamento das mães. “O aleitamento materno é essencial para o desenvolvimento do recém-nascido, mas como há mulheres que não conseguem alimentar os filhos com o próprio leite, a doação representa uma grande ajuda, principalmente para os bebês que nascem antes do tempo e ficam internados em unidades de terapia intensiva precisando desses nutrientes”.

Com o objetivo de incentivar as doadoras, o HU Unimontes criou estratégias para facilitar esse processo como explica Osvaldina Gonçalves. “Existe todo um cuidado da equipe de coleta do HU para tentar facilitar a doação, vamos até a casa das doadoras e explicamos como funciona, disponibilizamos os potes para a coleta e fazemos o recolhimento nas casas delas. Hoje, temos doadoras ativas, mas o número oscila bastante e neste momento nosso estoque está muito baixo e a doação e sensibilização das mães doadoras é essencial para salvas essas vidas”.

Após a coleta, os vasilhames permanecem no freezer do hospital. O equipamento de resfriamento é necessário em mais outra fase do processo.

Em seguida, o leite cru congelado é levado para ser pasteurizado no Hospital Aroldo Tourinho (HAT), único que possui banco de leite na cidade, e depois volta para o HU Unimontes em condições de consumo, é preciso que o armazenamento também seja feito no freezer até o momento do consumo. Uma vez descongelado, o leite é oferecido para os bebês ou precisa ser descartado.

A Maternidade Maria Barbosa do Hospital Universitário abriga o Posto de Coleta de Leite Humano e é reconhecida pela excelência no atendimento às puérperas e recém-nascidos. Este reconhecimento também abrange o trabalho de promoção e incentivo ao aleitamento materno.

Com atendimento gratuito, bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Universitário integra uma rede de 301 hospitais do país certificados com o título de “Hospital Amigo da Criança”, que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno.

Nos primeiros seis meses de vida, deve ocorrer o aleitamento materno exclusivo, sem a complementação com nenhum alimento. Atualmente, o Brasil possui ainda 222 bancos de leite humano e 219 postos de coleta, entre eles a unidade do Hospital Universitário Unimontes.

Quem quiser se tornar doadora do Posto de Coleta de Leite Humano do HU Unimontes: basta ligar para os telefones: (38) 3224-8314 ou 3224-8329.

Comentários

Mais do Educadora FM