Alerta verde em Montes Claros visa coibir incêndios florestais na estiagem

Foi lançado nesta segunda-feira (24), na sede do 7º Batalhão de Bombeiros Militar em Montes Claros, a Operação Alerta Verde, que é uma das fases do Plano de Preparação e Resposta ao Período de Estiagem 2023. A operação será desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Montes Claros e visa promover a prevenção aos incêndios em lotes vagos.

Boa parte dos incêndios em lotes vagos podem perfeitamente ser evitados, mas é necessário um esforço e envolvimento maior por parte das comunidades, no sentido de apoiar a fiscalização e denunciar práticas irregulares. A população pode ser a maior aliada do Corpo de Bombeiros neste esforço de reduzir os incêndios e primar pela segurança dos moradores e qualidade do ar que respiramos.

Como medida preventiva, os bombeiros visitam os locais considerados vulneráveis e que apresentam grande área de vegetação e lotes vagos, orientando, repassando dicas e medidas preventivas para evitar esse tipo de ocorrência.

Na área de atuação do 7°Batalhão de Bombeiros Militar, no ano de 2022, no período de abril a setembro, foram registradas 570 ocorrências de incêndio em vegetação, sendo que boa parte delas (46%) foram tipificadas como incêndios em lotes vagos, verificando-se então a necessidade de ações pontuais e principalmente as ações de cunho preventivo.

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente Sóter Magno, a operação também é fiscalizar e prevenir os incêndios:”saímos agora de um período de pandemia e sabemos que a fumaça atrapalha o aparelho respiratório, e é uma cultura nossa, nessa época do ano colocar fogo em lotes vagos e perto de residências, e a fiscalização é para tentar inibir essas ações da sociedade montes-clarense”, pontuou

Comentários

Mais do Educadora FM