CODANORTE abre inscrições gratuitas para o Seminário Regional Frutos do Cerrado – Agroextrativismo Sustentável e Mostra científica

Estão abertas as inscrições gratuitas para o Seminário Regional Frutos do Cerrado – Agroextrativismo Sustentável, que será promovido pelo Codanorte entre os dias 25 e 26 de abril no ICA/UFMG campus Montes Claros, a partir das 8h.

Serão dois dias de muito conhecimento e discussão sobre os desafios e as possibilidades da sustentabilidade na ação agroextrativista, com um olhar voltado para o desenvolvimento regional consciente.

A programação é aberta a toda a comunidade, conta com Workshop, Palestras, Mesa redonda e Painéis expositores, degustação com as delícias do Cerrado Mineiro, depoimentos e casos de sucesso, além de Feira de empreendimentos, Mostra científica e Oficina temática.
A expectativa é que cerca de 400 pessoas participem das atividades entre agroextrativistas, extensionistas, pesquisadores, acadêmicos, professores, profissionais das áreas afins, além de comerciantes dos empreendimentos dos frutos do cerrado.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente preenchendo o formulário online: https://forms.gle/obKDTaC6xvvFWGBaA.

O evento contará com diversas atividades relacionadas ao tema, incluindo uma mesa redonda sobre o Programa Mineiro de Incentivo ao Cultivo, extração, consumo, comercialização e transformação do pequi e outros frutos nativos da região. Também haverá palestras sobre a economia verde para o cerrado, relevantes informações sobre a cadeia produtiva dos frutos do cerrado num panorama atual na região norte mineira, além da luta contra insetos praga em pequizeiro e umbuzeiro.
Para os participantes, ainda terá a degustação gratuita de delícias do Cerrado Mineiro.

No segundo dia, será realizada a reunião ordinária do Conselho Pró-Pequi, uma instância de participação social criada pelo governo de Minas Gerais para promover o desenvolvimento sustentável do Cerrado Mineiro. Terá, ainda, uma exposição de cooperativas convidadas com stands para degustação, além da apresentação e comercialização de produtos e marcas.

O evento conta com a parceria do Instituto de Ciências Agrárias – ICA/UFMG; Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA; Núcleo Gestor da Cadeia Produtiva do Pequi e outros Frutos do Cerrado – NÚCLEO DO PEQUI; Instituto de Ciências Agrárias – ICA/UFMG; Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG; Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER/MG; Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG; Consultoria em Engenharia de Alimentos – QUALIFIK.

Saiba mais acessando o site: http://codanorte.mg.gov.br/noticias/codanorte-abre-inscricoes-gratuitas-para-o-seminario-regional-frutos-do-cerrado-agroextrativismo-sustentavel-e-mostra-cientifica

Fonte: Ascom Codanorte

Comentários

Mais do Educadora FM