Procon ganha sede no berço cultural de Montes Claros

Imagens: LucilenePorto

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon – vai ganhar nova sede a partir desta semana com funcionamento no Casarão Teles Menezes localizado à Justino Câmara, Centro de Montes Claros. A inauguração está prevista para acontecer no final da tarde de sexta-feira, 31/03, segundo informou a Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros.

Em entrevista à Rádio Educadora, na segunda-feira, 27 de março, a secretária municipal Júnia Rebello contou como foi a participação da secretária na restauração do casarão Teles Menezes.

Júnea Rebello/Foto: Silvana Mameluque

Júnia revela que a Secretaria de Cultura tem como missão atuar em várias frentes relacionadas a cultura e arte no município. “Embora algumas pessoas não saibam, nós atuamos também à frente do patrimônio histórico cultural e é por isso que nós estamos imensamente felizes com a inauguração do Procon que ocupará o casarão do Teles Menezes e que com certeza está escrevendo uma página importante na perpetuação da nossa memória isso é importante quanto tempo ele representa “.

Ainda segundo a secretária, o casarão viajou mais de um século e meio e agora será o cenário dos direitos do consumidor. “Uma conquista muito grande porque eu entendo que ao invés de a gente ficar levantando grandes torres e novos prédios é muito bom a gente olhar para trás e entender que existem coisas que merecem permanecer e o PROCON está fazendo isso, funcionando num prédio que nós podemos chamar de eterno e com certeza serão mais 150 anos de utilização do espaço”.
A solenidade de inauguração será no corredor cultural com apresentação da banda nas janelas do corredor, entre outras atrações.

Júnia pontua ainda que o slogan de Montes Claros é : a cidade da arte e da cultura, e segundo ela este título não é por causa do poder público, mas sim porque o povo da cidade é arte/cultura. “O povo de Montes Claros é educado no conservatório, nós temos faculdades importantes, temos faculdade de teatro na Unimontes, nós temos cultura popular tradicional que vem dos catopês, da folia, uma raiz muito forte e um vivenciar de arte riquíssimo. Temos muitos artistas plásticos, ótimos compositores e exportamos músicos de toda natureza”, destaca a secretária, que ainda faz um convite para valorização da arte na cidade: “é importante dar apoio ao artista e ir vê-lo , e aplaudi-lo, conviver mais em ambientes culturais, prestigiar lugar onde tem música ao vivo, ir mais ao cinema e ao teatro, frequentar as feiras de arte e artesanato, ir ao Mercado Municipal, conhecer a a agenda do Centro Cultural, conhecer artistas que pintam e comer frutas típicas da região”.

Projetos para setor cultural serão de cerca de 3 milhões para 2023

De acordo com a Secretária, vários editais de fomento estão previstos para serem publicados ainda este ano. “Teremos muitas boas notícias para este ano. Um deles é Pró-cultura que vem do município, que foi ajustado e deverá ser lançado nos próximos dois meses. E para o segundo semestre teremos mais de 3 milhões de reais pela lei Paulo Gustavo. Esta verba que já vem direcionada para projetos diversos, mas nós teremos cerca de dois milhões para áudio visual,salas de cinema, produção de vídeos”, comemora.

Júnia Rebello destaca alguns dos projetos existentes no setor cultural como os ligados à arte e educação, à oficinas, à restauração de patrimônio histórico, à exposição de fotografia, à publicação de livros, documentários.”O fazer cultural é muito amplo, não precisa a pessoa se sentir artista, o que ela precisa é ter uma produção artística e cultural importante, e dessa maneira essa produção será valorizada”.

A secretária alerta aos interessados em participar dos editais que é importante estudar as leis que regem os projetos culturais,porque os prazos para inscrição são muito curtos, bem como se instruir melhor sobre como fazer o projeto,como prestar contas. “Os recursos vêm dos Governos Estadual, Federal e do Município, e e lei é muito clara, tratando com responsabilidade o dinheiro público e assim que nós estaremos trabalhando”, finaliza.

Comentários

Mais do Educadora FM