A cantora Roberta Miranda, 68, falou sobre o início da trajetória profissional na música sertaneja. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, desta segunda-feira (20), ela relembrou alguns desafios da carreira e um episódio que envolve outro cantor sertanejo.
Em seu relato, Roberta Miranda ressaltou que a música “De Igual para Igual” é de sua autoria, embora tenha ficado famosa na voz da dupla Matogrosso & Mathias.
“Uma dupla que se chama Mato Grosso e Matias, sabendo que eu tinha ‘De Igual para Igual’ já que foi a primeira música que estourou, ele [Mato Grosso], entrou como o dono da música. E eu pensei ‘bom, vou deixar essa vez para me tornar conhecida e reconhecida para nunca mais eu ceder para ninguém’”, iniciou.
No entanto, ela contou que o cantor Mato Grosso a ofereceu dinheiro para que ela abandonasse a carreira. “Mas não satisfeito de entrar na música, que é minha 100%, ele ainda queria pagar para uma pessoa que não tinha o que comer, com um cheque digamos que seria R$5.000, dizendo ‘sai da música.’”
“E eu disse não porque meu sonho era ouvir meu nome na rádio, não entrei nesse acordo com ele. […] Esse caminho foi muito longo e eu sempre fui uma pessoa lutadora”, acrescentou.
A cantora ainda relembrou que questionava a indústria da música sertaneja sobre a ausência de mulheres no gênero. Ela afirmou que ao longo de 25 anos, novas gravadoras tentaram descobrir novas artistas como ela e não conseguiram.
Roberta Miranda também respondeu se ainda há machismo na música sertaneja. “Velado, menos explícito, mas ainda acontece muito“, disse.