A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG) deflagrou na manhã de quinta-feira (30), a operação ‘Disciplina KZ’, com o cumprimento de 25 mandados judiciais, sendo 12 de prisões preventivas e 13 de busca e apreensão. A ação aconteceu nas cidades de Campos Altos, Ibiá, Araxá, São Gotardo, no Triângulo Mineiro e Montes Claros, no norte de Minas.
O objetivo da PCMG é desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios no Estado. A operação teve início em Campos Altos com aprovação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e determinação do Juízo da Vara Criminal. Trabalham na ação mais de 60 policiais civis da Regional de Araxá e do Departamento de Uberaba.
Segundo os policiais, os alvos são indivíduos de altar periculosidade. Por isso, a Civil , contou com o reforço das equipes do Grupo de Operadores Especiais (COE), do Grupo de Coordenação Aérea Tática (CAT), que forneceu drones com visão de infravermelho e noturna, e do Grupo do Canil com animais especialistas em localizações de objetos ilícitos como drogas e celulares camuflados, todos da capital mineira.
O delegado responsável pela operação, Jeferson Leal, informou que as investigações duraram dois meses e que o nome ‘Disciplina KZ’ refere-se a um grupo de rede social no qual todos os suspeitos e participam.
Mais detalhes sobre esta operação devem ser fornecidos em uma entrevista coletiva ainda na manhã desta quinta-feira em Campos Altos.







