HOSPITAL AROLDO TOURINHO PROMOVE SEMANA DO ALEITAMENTO MATERNO

Teve início nessa segunda-feira, 01/08, a Semana do Aleitamento Materno promovida pelo Hospital Aroldo Tourinho. Com o tema: “Fortalecendo a amamentação – Educando e apoiando”, a campanha reforça a importância do apoio e incentivo à amamentação, que é um ato essencial para o desenvolvimento saudável das crianças e “até mesmo para a sobrevivência delas”.

Na solenidade de abertura, o presidente do HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, destacou a “importância estratégica do Banco de Leite da instituição, único existente em Montes Claros, buscando oferecer amamentação independentemente de quaisquer pré-requisitos de raça, cor, condição social ou gênero da criança e dos pais”.

“O gesto é mais do que um pingo de amor. Quem será o receptor desse leite é a criança, seja ela preta, branca, amarela, pobre ou rica. Não são apenas mães doando para mães, isso era de uma sociedade preconceituosa. Hoje as mães doam para pais também. O amor não exige documento, não exige certidão, exige atitude”, salienta o professor Paulo César.

“Estamos iniciando a semana com momento de homenagem às doadoras, que são mães guerreiras que amamentam seus filhos e os filhos de outras pessoas”, destaca a superintendente do HAT, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra.

“O leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata que a criança necessita. Garante o melhor crescimento e desenvolvimento, não existindo nenhum outro alimento capaz de substituí-lo plenamente e de forma tão segura”, explica Ana Paula.

Uma das doadoras homenageadas na oportunidade, Lorena Rodrigues Araújo, comenta a dificuldade das mães que não produzem o alimento: “eu já tenho um filho de 5 anos e com ele foi muito difícil a amamentação. Eu não tive o leite à vontade como tenho agora, doar foi uma forma de retribuir a Deus essa graça”.


A Semana do Aleitamento Materno acontece até a próxima sexta-feira, dia 6 de agosto. De acordo com a diretora de qualidade e inovação, enfermeira Zilá Aparecida Soares Pereira, “foi preparada programação especial com palestras para a comunidade, reunião com as equipes multiprofissionais dos postos de coleta e divulgação da promoção da amamentação”.


BANCO DE LEITE HUMANO DO HAT


O HAT mantém o único Banco de Leite Humano da cidade, referência para toda região.

O BLH possui equipe preparada para acolher as mães e pais que necessitam de ajuda e também disponibiliza leite humano para recém-nascidos e prematuros, celebrando a importância desse ato de amor, com a promoção e apoio ao aleitamento. Atende crianças internadas em outros hospitais, entre eles a Santa Casa, Hospital Universitário e Hospital das Clínicas.

A unidade é abastecida com doações de mães com excedente de leite, que realizam a doação armazenando o produto em casa. Para coletar o material, profissionais vão até as residências das doadoras e, além de coletar o leite, desenvolvem trabalho de orientação. Após ser coletado, o leite é analisado e pasteurizado para que fique em condições sanitárias para o consumo. O Banco do Aroldo Tourinho é pioneiro na realização de atividades voltadas para a conscientização da importância do aleitamento materno e da doação de leite em todo o norte de Minas.

Comentários

Mais do Educadora FM