OAB Montes Claros promove workshop de Direito Sistêmico

A 11ª Subseção OAB/MG – Montes Claros, através da Comissão de Direito Sistêmico, promoveu nos dias 28 e 29 de junho o 1º Workshop de Direito Sistêmico, com o tema “um olhar sistêmico para a resolução do conflito”.

A presidente da Comissão, Drª. Janayna Takaki, explica que as constelações sistêmicas foram desenvolvidas com o objetivo de identificar as causas do conflito. “O uso das constelações familiares está regulamentado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), e é uma importante ferramenta para auxiliar os métodos autocompositivos, contribuindo para uma resolução mais rápida”, explica.

O Direito Sistêmico tem sua aplicação mais comum nas áreas do Direito de Famílias e sucessões. “O Brasil é pioneiro na aplicação desse sistema no ambiente jurídico, portanto, acredito que seja um momento oportuno para expandir o conhecimento. Afinal, ‘o advogado do futuro não é aquele que propõe uma boa demanda, mas aquele que a evita’ (Luís Roberto Barroso)”, avalia a Drª Janayna Takaki.

O presidente da OAB Montes Claros, Dr. Herbert Alcântara, aproveitou o momento de encontro para destacar que todo o trabalho é feito de forma voluntária. “Não somente a diretoria e o conselho da Subseção, mas também todos que estão envolvidos na gestão da OAB, o fazem com muito carinho, deixando o seu particular para doar para o todo”, afirma ele, lembrando que o objetivo da atual gestão é fazer uma OAB forte, inovadora e diversa.

Ele destaca que as atividades das comissões são em prol da valorização e do avanço da classe. “Por trás de toda sentença e acórdão, tem o suor de um advogado ou advogada. Unidos, nós seremos cada vez mais fortes na pauta de valorização da nossa profissão, bem como a defesa da cidadania e dos direitos dos cidadãos”, diz.

Vanessa Araújo
(38) 98803-1894
Jornalista

Comentários

Mais do Educadora FM

PARQUES DE MOC – Mangueiras

Situado no bairro João Botelho, o Parque das Mangueiras (Nilson Espoletão) é um dos doze parques disponíveis para visitação em Montes Claros. A Prefeitura, através

Ler Mais