SIPAT 2022 É REALIZADA NA SANTA CASA MONTES CLARO

Com o tema “O cuidado de cada um é a segurança de todos”, entre os dias 06 e 10 de junho, a Santa Casa de Montes Claros promoveu a 38ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT. Ellen Carneiro, uma das organizadoras da iniciativa, que é realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, explica que “a proposta é aliar ações de segurança e prevenção de acidentes no ambiente de trabalho com a promoção de atividades educativas em prol da saúde e qualidade de vida dos colaboradores”.

De acordo com o superintendente Maurício Sérgio Sousa e Silva, a ação, que também conta com o suporte do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, tem como principal objetivo reforçar a cultura de um comportamento preventivo. “Envolver colaboradores em ações como esta de prevenção é uma iniciativa que faz a diferença. Isso impacta de forma muito positiva no desenvolvimento do nosso trabalho e, consequentemente, na segurança de todos, seja colaborador ou paciente”, disse.

A programação contou com atividades que envolveram os colaboradores das áreas assistencial e administrativa, o psicólogo Jhonathan Henrique P. Leite e a enfermeira Andressa Alves A. Nunes, ministraram palestra com o tema: Saúde Mental e Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST. Já a nutricionista Marilena Antunes Uramoto palestrou sobre Alimentação Saudável e Bem-estar. A iniciativa também proporcionou as seguintes ações: big fone educativo, sorteio de brindes e peça teatral. “A peça Escolinha Cipatica foi encenada pelos membros da CIPA, com o intuito de conscientizar os colaboradores sobre a prevenção de acidentes no ambiente laboral”, falou Amanda Xavier, Engenheira de Segurança do Trabalho.

Os personagens (Diretor Segurito, Professora Norma Regulamentadora e os alunos Protegilda, Adornilson, Descarpaka, Agulhita Mascarada, Sinaleira, Desatenta, Agulheta e Luvanilda) abordaram, de forma descontraída, a importância do descarte adequado de perfurocortantes para prevenção de acidentes, o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI) e a Norma Regulamentadora 32 que estabelece as diretrizes de segurança e saúde em estabelecimentos de serviço de saúde.


ANA PAULA PAIXÃO

Comentários

Mais do Educadora FM

DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE

A Santa Casa Montes Claros, em parceria com a Prefeitura Municipal de Taiobeiras e Hospital Santo Antônio, inaugurou na última segunda-feira, 27, o Serviço de

Ler Mais