Campanha de Multivacinação começa nesta sexta-feira

A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) realiza nesta quinta-feira (30), o repasse de vacinas aos 54 municípios que compõem a sua área de atuação para a realização da Campanha Nacional de Multivacinação.

Os trabalhos já começam na sexta-feira (01/10), com previsão de término dia 29 de outubro. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Sábado, 2 de outubro, será o “Dia D” de divulgação e mobilização nacional.

Nesta quarta-feira (29), a SRS informou que realizou reunião por meio de videoconferência com as referências técnicas dos 54 municípios que compõem a sua área de atuação, com o objetivo de alinhar as ações para a implementação da Campanha Nacional de Multivacinação. Na oportunidade foi destacado que a Campanha viabiliza que pais ou responsáveis por crianças e adolescentes atualizem a situação vacinal desse público e, com isso, contribuam para a eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes ressalta que a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes “se constitui um desafio para a saúde pública, uma vez que doenças como a meningite, sarampo e caxumba afetam a saúde de pessoas nessas faixas etárias e que, por isso, se constituem importantes transmissores dessas doenças”.

Para aumentar a cobertura vacinal da população, os serviços municipais de saúde também devem investir na busca ativa da população ainda não vacinada ou que precisa atualizar a sua caderneta.

Para implementação da Campanha serão disponibilizadas as seguintes vacinas: BCG; Hepatite B; Penta; Poliomielite inativada e Poliomielite oral; Rotavírus; Pneumocócica 10; Meningocócica C; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Varicela; Meningocócica ACWY; Papilomavírus Humano – (HPV quadrivalente, contra câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus, pênis, orofaringe e das verrugas genitais). 

PREVENÇÃO À COVID-19

Para evitar aglomerações de pessoas nas unidades de saúde e, com isso, potencializar a disseminação do novo coronavírus, causador da covid-19, a Superintendência Regional de Saúde recomenda aos municípios que a Campanha de Multivacinação seja realizada em áreas bem ventiladas e desinfetadas com frequência. Deve-se garantir a disponibilidade de local para lavagem adequada das mãos tanto por parte dos usuários do sistema de saúde quanto para os trabalhadores das unidades.

Outra recomendação é que o número de acompanhantes de crianças e adolescentes deve ser limitado a uma pessoa, além da realização de triagem daquelas que apresentarem sintomas respiratórios antes da entrada no local de vacinação para evitar a propagação da covid.

Já os trabalhadores dos serviços de saúde deverão realizar a higienização das mãos com frequência e não deverão utilizar telefone celular durante o atendimento aos usuários. Os trabalhadores que apresentarem sintomas como tosse ou febre não deverão comparecer ao trabalho e deverão procurar assistência médica.

Comentários

Mais do Educadora FM