Cidade chinesa de Taizhou celebra parceria com Montes Claros

No último dia 30 de agosto foi realizada a cerimônia de abertura da Feira Internacional para Comércio de Serviços China-Brasil. A cerimônia foi realizada na sede do Consulado-Geral da China, no Rio de Janeiro, e contou com a presença da cônsul Tian Min. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, participaram da reunião de forma online. Durante a cerimônia de abertura foi assinado um termo de cooperação entre a Prefeitura de Montes Claros e o Município de Taizhou, cidade da província de Jiangsu, no leste da China.

E a parceria entre Montes Claros e Taizhou repercutiu do outro lado do mundo. A cidade chinesa (conhecida por suas empresas do ramo farmacêutico e da área da saúde) divulgou um comunicado destacando que “os dois lados realizarão várias formas de intercâmbio e cooperação nos setores da economia e comércio, ciência e tecnologia, cultura, educação, etc., para promover a prosperidade comum e a amizade das pessoas”.

Gu-Ping, vice-prefeita da cidade de Taizhou, na China

O comunicado trouxe uma fala da vice-prefeita de Taizhou, Gu Ping, afirmando que “as cidades de Taizhou e Montes Claros têm muitas semelhanças. Ambas têm transporte conveniente, base industrial sólida, bom ambiente de negócios e recursos educacionais ricos, que estabeleceram uma base sólida para intercâmbios amigáveis e cooperação entre as duas cidades. Com esta assinatura, espera-se que as duas cidades possam expandir ainda mais a cooperação em vários setores e contribuir conjuntamente para fortalecer a amizade entre a China e o Brasil, promovendo a cooperação comercial de serviços internacionais e construindo uma comunidade com um futuro compartilhado”.

Uma fala de Humberto Souto, prefeito de Montes Claros, foi reproduzida pelo comunicado: “a China é um dos principais países do mundo, com grande potência em todas as áreas de desenvolvimento, e a amizade e o intercâmbio com Taizhou promoverão ainda mais o desenvolvimento econômico e social de ambos os lados. Espera-se que os dois lados possam abrir novos canais de intercâmbio no futuro para promover o intercâmbio econômico, comercial e cultural e a cooperação entre as duas cidades”.

O comunicado da cidade chinesa trouxe também o seguinte perfil de Montes Claros: “Localizada no sudeste do Brasil e no norte de Minas Gerais, é a sexta maior cidade do estado de Minas e o centro de educação, agricultura e indústria do norte de Minas. A cidade cobre uma área de cerca de 3.600 quilômetros quadrados, uma população de cerca de 400 mil e uma localização geográfica superior. Possui um aeroporto e uma rede ferroviária que se estende em todas as direções. É um ambiente ecológico adequado para residências, negócios e viagens, atraindo investidores de todo o mundo. Montes Claros é uma cidade agrícola desenvolvida, rica em mandioca, milho, feijão, algodão, cana-de-açúcar e outras culturas. Com forte base industrial, biomedicina e energia solar fotovoltaica são as indústrias dominantes na região. Montes Claros também é a maior base de produção de insulina do Brasil, com a gigante biofarmacêutica Novo Nordisk construindo a maior base de produção de insulina do mundo fora da Dinamarca, respondendo por 15% da produção mundial. Além disso, a cidade de Montes Claros é um centro regional de educação cultural com mais de 20 instituições de ensino superior e quatro faculdades profissionalizantes. A cidade também é um centro regional de saúde, ficando entre as três principais cidades saudáveis do Brasil”.

Comentários

Mais do Educadora FM