Sete municípios já concluíram a aplicação da primeira dose em pessoas a partir de 18 anos

Sete municípios que integram área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros já concluíram a vacinação de pessoas com idade acima de 18 anos contra a covid-19. O órgão informou que, a partir de agora, só vão receber novas remessas de imunizantes para concluir o esquema vacinal com aplicação da segunda dose. Trata-se dos municípios de Berizal, Gameleiras, Montezuma, Pai Pedro, Rubelita, Santa Cruz de Salinas e Serranópolis de Minas.

Com o avanço da vacinação no Norte de Minas a coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) fará a redistribuição de vacinas dose um para os municípios que ainda não estão vacinando pessoas a partir de 18 anos.

“A distribuição será proporcional às localidades que possuem maior número de habitantes com idade acima de 18 anos. Isso vai acontecer até o momento que todos os municípios estiverem no mesmo patamar de vacinação dos públicos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações – (PNI). Posteriormente, o Ministério da Saúde e a SES-MG definirão por meio de nota técnica como serão implementadas as próximas etapas da campanha de vacinação contra a covid, contemplando a população com idade inferior a 18 anos”, ressalta a coordenadora. 

Por outro lado, outros 18 municípios informaram à SRS que já estão vacinando pessoas com idade a partir de 18 anos: Botumirim, Catuti, Claro dos Poções, Curral de Dentro, Francisco Dumont, Fruta de Leite, Indaiabira, Itacambira, Joaquim Felício, Lagoa dos Patos, Mamonas, Monte Azul, Montes Claros, Olhos D’agua, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro e São João do Pacuí.

VACINÔMETRO

Nesta segunda-feira (30), o painel vacinômetro mantido pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais contabilizou que nos 86 municípios da macrorregião de saúde do Norte de Minas 392 mil 969 pessoas já foram imunizadas contra a Covid-19. Esse público já recebeu a dose única da vacina da Janssen ou as duas doses da CoronaVac, da AstraZeneca ou da Pfizer.

Por outro lado, dados inseridos no vacinômetro pelas secretarias municipais de saúde apontam que 933 mil 637 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid e aguardam o término do prazo para aplicação da segunda dose.

Comentários

Mais do Educadora FM