Covid-19: Vacinação avança em 54 municípios com a entrega de mais 57,6 mil doses de imunizantes

A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros entregou nesta quinta-feira, mais 57 mil 684 doses de vacinas contra a Covid-19, destinada aos 54 municípios que integram sua área de atuação.

Do total de doses, 33 mil 380 são da vacina AstraZeneca /Universidade de Oxford, destinadas à conclusão do esquema vacinal de pessoas com comorbidades; deficientes físicos permanentes e pessoas na faixa etária de 60 a 69 anos que já tomaram a primeira dose do imunizante.

Segundo a superintendência, 13 mil 510 pessoas poderão tomar a vacina norte-americana Janssen. O imunizante é destinado às pessoas com idade entre 55 a 59 anos; funcionários do sistema prisional; pessoas privada de liberdade; trabalhadores industriais e caminhoneiros.

Já 10 mil 344 doses de vacinas da multinacional norte-americana Pfizer/Biontech também serão aplicadas em pessoas de 55 a 59 anos; trabalhadores industriais e em profissionais da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes observa que à medida que a campanha de vacinação contra a Covid avança, os municípios que concluírem a imunização dos grupos prioritários poderão vacinar pessoas de outras faixas etárias ou categorias profissionais.

Porém, a coordenadora alerta que “aqueles municípios que, tempestivamente, optem a vacinar um novo grupo com aplicação da primeira dose de vacinas da AstraZeneca inadvertidamente com doses destinadas à aplicação da segunda dose contemplada na remessa que foi distribuída nesta quinta-feira,  reforçamos que a SES-MG e o Programa Nacional de Imunizações – (PNI) não garantem a entrega de dose complementar. Neste caso, o município assumirá o risco de ficar descoberto, conforme ofício já enviado pelo Ministério da Saúde”.

VACINÔMETRO

De acordo com dados contabilizados pelo vacinômetro, painel criado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) onde os municípios inserem dados sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19, até esta quinta-feira, 573 mil 640 pessoas já tomaram a primeira dose de vacina contra o novo coronavírus. Outras 207 mil 086 pessoas concluíram o esquema vacinal com a aplicação da segunda dose.

Por outro lado, 4 mil 025 pessoas também já estão imunizadas contra a Covid-19 por terem recebido a vacina da Janssen, que é de dose única.

Comentários

Mais do Educadora FM