Prefeito inaugura posto de saúde, projeto Farma Verde e quadra poliesportiva na Vila Atlântida


O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, entregou nessa segunda-feira, 28, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Atlântida (região do grande Santos Reis). Duas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) atuarão no local, atendendo mais de 1.600 famílias da região, fornecendo atendimentos médicos, de enfermagem, visitas domiciliares e procedimentos técnicos de enfermagem (como curativos, aferição de pressão, testes de glicemia, teste do pezinho e administração de injetáveis), além de promover o funcionamento de grupos de educação em saúde. Futuramente, a unidade vai contar também com sala de vacina, consultório odontológico e farmácia.
No mesmo terreno, a Prefeitura inaugurou o projeto Farma Verde, que consiste no cultivo, coleta, processamento e armazenamento de plantas medicinais, que serão disponibilizadas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O bairro também recebeu a reforma da quadra poliesportiva que fica ao lado da unidade de saúde.
A solenidade foi transmitida pelas redes sociais da Prefeitura de Montes Claros e contou com a presença de servidores, vereadores e secretários municipais. A nova unidade de Saúde foi criada onde antes funcionava o Centro de Convívio Luizinha Gonçalves, local que estava ocioso, abandonado e servia de esconderijo para bandidos e usuários de drogas.
“É uma nova casa. Tem uma estrutura excelente e o que fizemos foi ampliar e reformar o espaço para oferecer mais qualidade e bem-estar para os servidores, mas sobretudo para os moradores desse grande bairro. Isso é a continuidade das obras estruturantes que se resumem em melhorar a vida das pessoas”, destacou o prefeito Humberto Souto em seu pronunciamento.
Guilherme Guimarães, vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, enfatizou que “essas ações demonstram que o prefeito pensa na cidade de forma integrada. E todas essas ações retornam em forma de saúde e bem-estar. Esse local aqui é uma síntese de como o prefeito recebeu a cidade: estraçalhada e abandonada. Assim estava o Centro de Convívio. E, hoje, estamos entregando um amplo espaço, que vai proporcionar mais qualidade de vida para a população”.
Dulce Pimenta, secretária municipal de Saúde, afirmou que o local estava abandonado e ocioso. “Agora temos um espaço para oferecer saúde para os moradores do bairro, além de proporcionar economia para os cofres públicos, haja vista que as equipes atendiam em casas alugadas e sem estrutura”, disse.

Texto: Rubens Santana Fotos: Fábio Marçal e Rubens Santana

Comentários

Mais do Educadora FM