Prefeitura avança na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

A Prefeitura Municipal de Montes Claros já está viabilizando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), seguindo as orientações do prefeito Humberto Souto, de uma política ambiental prioritária. O plano, que encontra-se em fase de elaboração sob responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), entrou em uma nova etapa, considerando a aprovação do Produto II – Diagnósticos, consolidada na última quinta-feira, 10, na 150ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA) de Montes Claros.

Iniciado em setembro de 2019, o plano visa nortear ações que vão ao encontro da cultura sustentável, prevendo a diminuição da geração de resíduos sólidos no território. Pautado na responsabilidade compartilhada, o projeto será mais um importante instrumento para orientar a sustentabilidade econômica e a responsabilidade ambiental.

O Diagnóstico Participativo dos Resíduos Sólidos do Município de Montes Claros permitiu conhecer as características e as quantidades dos resíduos gerados, além da responsabilidade por sua gestão e os sujeitos sociais envolvidos na cadeia produtiva na qual se dá a geração e a destinação de resíduos. Em 2020, foram coletados 84.292 toneladas de resíduos domiciliares no município, dos quais 34,98% são passíveis de reciclagem.

Segundo a diretoria da Secretaria de Serviços Urbanos, o próximo passo da construção do Plano Municipal é a elaboração dos Prognósticos. Esta etapa contempla a identificação das soluções que melhor se adaptam à realidade do município, sendo estabelecidas as Diretrizes e Estratégias (Metas e Ações) para adequar as questões relativas à gestão dos resíduos sólidos do município, cujas soluções serão apresentadas através de metas de implantação de curto, médio e longo prazo.

Ascom

Comentários

Mais do Educadora FM