Prefeitura age para proteger os idosos

A Prefeitura de Montes Claros, mesmo em período de pandemia, tem intensificado as ações para coibir a violência contra a pessoa idosa. Com atuação constante e ininterrupta, o Município tem recebido diversas denúncias de violência contra a pessoa idosa. 

Segundo Cibely Diniz, responsável pela Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Montes Claros, o Núcleo de Atendimento à Violência contra o Idoso (NAVI) foi criado em 2018, por determinação do prefeito Humberto Souto. “Esse núcleo tem por objetivo apurar as denúncias recebidas por meio do Ministério Público, Ministério dos Direitos Humanos, pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Unidades Básicas de Saúde e também denúncias realizadas diretamente na Coordenadoria do Idoso, chamadas de denúncias espontâneas”, disse.

O papel do NAVI é averiguar as denúncias para saber se de fato houve ou não alguma violação do direito do idoso, para assim tomar as medidas cabíveis. O trabalho é feito por técnicos, psicólogos e assistentes sociais. E, em quase todos os casos, a Coordenadoria do Idoso registra as denúncias dentro das próprias residências. A maioria das denúncias recebidas pelo NAVI envolvem os familiares dos idosos, e incluem negligências, abandonos, maus tratos e brigas de família. As violações podem ser físicas, psicológicas ou financeiras.

O Núcleo de Atendimento à Violência contra o Idoso (NAVI) está localizado na rua Domingos Português, 347, Vila Guilhermina. O telefone para denúncias é o 2211-3439.

A DATA – O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é lembrado em 15 de junho, tendo sido instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES). Seu objetivo é sensibilizar a sociedade para combater as diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

Comentários

Mais do Educadora FM