Fundação Sara completa 23 anos de apoio a crianças com câncer

Junho é mês de aniversário da Fundação Sara, instituição que presta assistência a crianças e adolescentes com câncer. Sediada em Montes Claros e Belo Horizonte, dois polos de referência no tratamento oncológico, a instituição acolhe famílias de todas as regiões mineiras e até mesmo de outros estados, como Bahia e Espirito Santo.

O sonho de implantar a instituição começou a ser despertado no coração de Álvaro e Marlene no período de 1996 a 1997, durante o tratamento contra o câncer da filha (Sara), realizado em Belo Horizonte e São Paulo. Infelizmente, a pequena não resistiu, mas o sonho dos pais só fortaleceu. Devido ao apoio que tiveram durante o tratamento da filha, tanto de amigos que mobilizaram campanhas quanto da sociedade, eles decidiram investir o que restou na Fundação Sara Albuquerque Costa, instituída em 30 de junho de 1998.

De lá para cá, muitas foram as conquistas:  construção da sede própria da instituição e do Bazar Sara em Montes Claros, participação em 14 edições da campanha McDia Feliz em parceria com o Instituto Ronald Mcdonald, implantação do Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, reforma e humanização de sete ambientes hospitalares de Montes Claros e Belo Horizonte, reconhecimento com o Prêmio Melhores ONGs em 2018 e 2020, dentre inúmeras outras.

Outra conquista que a Fundação Sara espera comemorar nos próximos anos é a construção de um hospital exclusivo para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer em Montes Claros. Desde o final de 2017, a instituição uniu forças com a Santa Casa de Montes Claros, maior hospital do Norte de Minas, para a realização desse grande sonho.  “É um projeto audacioso, que tem exigido muitos ajustes e a busca de parcerias para construir e implantar, com solidez, um novo conceito no tratamento das crianças e adolescentes com câncer em nossa região, ” enfatiza o presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa.

Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia do Coronavírus, a instituição que costumava celebrar seu aniversário com festejos envolvendo as famílias assistidas e a sociedade em geral, irá comemorar de maneira adaptada. “Continuamos buscando o apoio de toda a sociedade, mas à distância, para preservar a todos. Para quem já é nosso doador mensal e faz o pagamento por meio dos nossos arrecadadores que vão até as residências, temos entrado em contrato por telefone pedindo a cada um que migre para modalidades com pagamento automático e sem custos. Para quem ainda não contribui, temos incentivado pelos meios digitais para que se se juntem à causa”, explica a superintendente executiva da instituição, Silvana Amorim.

Como ajudar

Para ser um doador da Fundação Sara, basta acessar fundacaosara.org.br/doe, escolher o valor que pode contribuir e a forma que deseja efetuar o pagamento, que pode ser:   débito em conta, cartão de crédito ou junto à conta de luz ou água. “Sem dúvidas, no aniversário da Fundação Sara, contar com o apoio da sociedade é um grande presente, pois só assim continuaremos a manter todo o suporte que as famílias precisam durante essa fase tão desafiadora, que o tratamento contra o câncer, ” conclui Silvana.

Celebre conosco

Para solenizar os 23 anos de atuação, a Fundação Sara irá celebrar Missa especial presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, Dom João Justino de Medeiros Silva. A celebração será dia 23 de junho, às 9h da manhã e poderá ser acompanhada pelo Instagram @Fundacaosara ou pelo Facebook e Youtube da Arquidiocese de Montes Claros @arquimoc.

Para mais informações ou para doar acesse www.fundacaosara.org.br ou entre em contato pelo telefone (38) 3214-5500.

ASCOM Fundação Sara

Comentários

Mais do Educadora FM