Destaque de Enfermagem em MG, servidoras do HUCF vencem prêmio do Coren

“O trabalho dignifica o homem: é prazeroso e apaixonante”. É como pensam a enfermeira obstetra, Luciana Barbosa Pereira, e a Técnica Universitária de Saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), Samantha Fernandes de Souza, vencedoras do “I Prêmio Destaques de Enfermagem Mineira”, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG).

As servidoras do Hospital Universitário, vinculado à Unimontes, se dedicam diariamente pelo bem estar dos usuários e conquistaram a Honraria do Coren-MG na última quinta-feira (20/5), quando foi divulgado o resultado do prêmio em Minas Gerais. Luciana Barbosa atua na assistência ao trabalho de parto na Maternidade Maria Barbosa do HU. Além de ser professora no Departamento de Enfermagem da Unimontes, a enfermeira obstetra acredita que a Enfermagem tem como norteador o cuidado holístico e humano, sendo fundamental por conseguir fazer a interlocução dos diferentes atores da equipe, sempre com foco nas necessidades do cliente.

Para ela, o reconhecimento deve ser dotado de um saber próprio que responde por grande parte das ações de saúde no mundo. “Embora sejamos frequentemente citados como ‘os anjos’, e isso tenha um enorme valor no reconhecimento humano inerente à nossa profissão, também traz um viés por não revelar o seu lado científico e prático”, destacou a homenageada, ao destacar o reconhecimento no recebimento do prêmio.

Por sua vez, a servidora Samantha Fernandes, que atua na clínica médica do HUCF, e já trabalhou em três hospitais desde a sua formação, defende a crença no ser humano. Apesar das adversidades, esta tem sido sua principal motivação dentro da profissão. “O que me motiva é encontrar pessoas que se importam verdadeiramente com o próximo, demonstrando em pequenos gestos”, se emociona.

GRATIDÃO

Devido à situação de enfrentamento à pandemia, os desafios para o profissional da enfermagem são cada vez maiores, sendo essencial a humanização da assistência e a abrangência no cuidado. A presença da empatia é o principal requisito para tornar-se um profissional de sucesso, além de trabalhar sempre em equipe, independente da sua especialidade, apontam as especialistas. “Quando se compreende isto, a atuação se dá de forma simples e objetiva, visando somente o paciente, que é o que importa no final do seu dia”, revela a servidora.

Honradas em receber o prêmio e poder, ao mesmo tempo, representar os demais profissionais, as servidoras demonstraram a alegria e o privilégio do exercício da profissão. Luciana Barbosa conta que, durante sua jornada, “tem tido o privilégio de conviver com colegas exemplares que a auxiliam em sua construção diária. “Compartilho esse prêmio com todos aqueles que partilham comigo a visão do cuidado humanizado e fazem deste o seu alicerce. Em especial, a equipe do bloco obstétrico e alojamento conjunto do HU”, comemora.

Para os profissionais da saúde, no ambiente hospitalar, cada gesto de gratidão importa. “Quando o seu trabalho é reconhecido e valorizado, buscamos o aprimoramento para fazer um pouquinho melhor que no dia anterior”, destaca Samantha Fernandes, que diz ter sido surpreendida com a notícia do prêmio e, ao mesmo tempo, motivada por estar direcionada em seu propósito.

O Diretor de Enfermagem do HUCF, Tadeu Nunes Ferreira explica que ter profissionais entre os homenageados ressalta a qualidade da assistência realizada no HUCF, ainda mais por ser o único 100% com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Montes Claros. “Nossos profissionais são gabaritados, esforçados, amam a profissão, e cuidar do outro. Este prêmio a essas duas jovens servidoras só reforça o compromisso com o paciente. Todo o corpo assistencial se sentiu prestigiado e representado pelas duas servidoras que receberam essas honrarias do Coren-MG”, comemora o diretor.

Comentários

Mais do Educadora FM