Robô humanoide chama atenção para a higienização das mãos

Com o objetivo de conscientizar e reforçar a forma correta da higienização das mãos para prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), o Serviço de Controle de Infecção da Santa Casa Montes Claros (SCIH) preparou um treinamento para os profissionais da saúde. De acordo com o enfermeiro Guilherme Henrique Santos da Cruz, um dos organizadores da ação, a iniciativa teve como foco treinar a técnica adequada para o procedimento.

“A Organização Mundial da Saúde recomenda 5 grandes momentos para realização da higienização das mãos, sendo o primeiro antes do contato com o paciente; o segundo antes da realização de procedimentos asséptico; o terceiro após risco de exposição a fluídos corporais; o quarto após o contato com o paciente; e o quinto após o contato com áreas próximas ao paciente”, explica.

Seguindo as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias, como o distanciamento e uso de máscara,  o treinamento foi realizado durante dois dias e contou com a participação do robô humanoide Ozires*. Para o Guilherme “o Ozires é um aliado muito importante no combate às IRAS, pois, ele interage e sensibiliza a equipe multiprofissional dando dica e orientações sobre como devem proceder”.

*O Ozires é um robô humanóide programável, adaptado para ser utilizado em campanhas de Higienização das Mãos. Foi batizado de “Ozires” em homenagem ao engenheiro brasileiro da Embraer (Ozires da Silva). 

Por: Ana Paula Paixão // Fotos Hudson Brazil

Comentários

Mais do Educadora FM