DENGUE: Fumacê é intensificado nos bairros de Montes Claros

A Prefeitura de Montes Claros, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está intensificando o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chinkungunya através da aplicação de inseticida em regiões onde foram notificados casos dessas doenças.

A aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV) consiste em fazer uma névoa pouco visível e é preciso ser executada com pouca incidência de luz, para obtenção de bons resultados. A aplicação acontece entre 5 e 6h30, e entre 18 e 21 horas.

Geraldo Assis Soares Guimarães, assessor da diretoria de Vigilância em Saúde, disse que o serviço de UBV não pode ser solicitado pela população, mas “segue normas do protocolo do Ministério da Saúde, sendo automaticamente executado pela equipe do CCZ mediante a notificação de qualquer caso de arbovirose. Salientamos a importância de que as pessoas com sintomas de dengue, zika e chinkungunya procurem uma Unidade Básica de Saúde para atendimento e notificação”.

Quanto ao pernilongo comum (ou muriçoca), o município mantém equipe permanente do CCZ fazendo mapeamento e monitoramento de córregos, lotes vagos, fossas e lugares onde existe risco de alagamento, com formação de pequenas lagoas. “Quando indicado pela equipe de monitoramento, é feito nos bairros a aplicação de inseticida pelo carro ‘fumacê’, que produz uma fumaça densa. Além dessa atividade, é feito diariamente o controle biológico em águas estagnadas ou remansos com focos de pernilongo”, disse.

A população pode solicitar o serviço no caso de muriçocas através do telefone do CCZ:  2211-4400.

Comentários

Mais do Educadora FM