Vacinação contra gripe deve começar na próxima segunda-feira, dia 12

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) realiza nesta sexta-feira, 9, o repasse de 56 mil 400 doses de vacinas contra a gripe influenza a 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas. O quantitativo inicial destinado à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) e às Gerências Regionais de Saúde – (GRS) de Januária e Pirapora corresponde a 28% do total de doses que serão destinadas ao Norte de Minas para a implementação da Campanha Nacional de Imunização contra a Gripe Influenza, que começará na próxima segunda-feira, dia 12.

A previsão é de que nas próximas semanas novas remessas de vacinas sejam entregues às unidades regionais de saúde para repasse aos municípios. Isso porque, entre os dias 12 de abril e 10 de maio a prioridade dos municípios norte-mineiros será a vacinação de 200 mil 667 pessoas que compõem o grupo prioritário: crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde e indígenas.

Até o dia 9 de julho, data prevista para o término da campanha, a estimativa do Ministério da Saúde é de que a vacinação contra a gripe deverá alcançar 8 milhões 433 mil 049 pessoas nos 853 municípios de Minas Gerais. Em todo o país, a estimativa é de que 79,7 milhões de pessoas serão vacinadas contra a gripe.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques observa que a meta é que os municípios alcancem 90% das pessoas que compõem os grupos prioritários de vacinação contra a gripe. Para isso, neste ano cada município terá autonomia para definir o “Dia D” de mobilização do público alvo para imunização, levando em conta a realidade de cada localidade.

Com 54 municípios em sua área de atuação, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros está recebendo 36 mil 400 doses de vacinas. Na primeira etapa da Campanha de vacinação a estimativa é de que os municípios da área de atuação da SRS terão de imunizar 129 mil 577 pessoas, o que constitui o maior contingente alvo do interior do Estado.

RECOMENDAÇÕES

A coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes chama a atenção para a importância da vacinação dos grupos prioritários contra a gripe, levando em conta que “a imunização vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde. Além disso, a vacinação vai reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus”.

Agna Menezes lembra que a Campanha contra a gripe está coincidindo com a realização da vacinação contra a Covid-19. Por isso, a coordenadora observa que, considerando a ausência de estudos sobre a co-administração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente.

“Neste momento a orientação repassada às secretarias municipais de saúde é a de que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra gripe e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deverão priorizar a dose contra o novo coronavírus. Na oportunidade as pessoas deverão agendar a vacinação contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias”, frisa a coordenadora.

Comentários

Mais do Educadora FM