Norte de Minas recebeu a maior remessa de vacinas contra a Covid-19; com a nova remessa quilombolas e povos de comunidades ribeirinhas serão vacinados

A região ampliada de saúde do Norte de Minas, composta por 86 municípios, recebeu nesta quinta-feira, 25, a maior remessa de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ao todo foram entregues 55 mil 500 doses de vacinas CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com o laboratório chinês, Sinovac, além de vacinas da farmacêutica AstraZeneca/Universidade Oxford, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

Para 54 municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) entregou 28 mil 650 doses de vacinas. Outras 22 mil 300 doses foram repassadas para a Gerência Regional de Saúde de Januária – (GRS), que tem sob jurisdição 25 municípios. Já a GRS de Pirapora, que atua em sete municípios, recebeu 4 mil 550 doses de imunizantes.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que com a nova remessa de vacinas será completado o percentual de 80% de pessoas com idade entre 70 a 74 anos que já receberam a primeira dose de imunizante. Nas comunidades ribeirinhas e quilombolas a previsão é de que sejam vacinadas 100% das pessoas integrantes desse grupo prioritário. Por outro lado, a nova remessa também possibilitará atingir 95% dos profissionais de saúde já contemplados com o recebimento da primeira dose da vacina contra a Covid-19.

A entrega das vacinas para as secretarias municipais de saúde será realizada nesta sexta-feira, 26. Além da remessa de 55,5 mil doses de vacinas repassadas ao Norte de Minas nesta quinta-feira, os municípios também receberão 7 mil 138 doses para complemento do esquema vacinal de pessoas com idade entre 75 a 84 anos, além de parte dos trabalhadores da saúde que já receberam a primeira dose da vacina. O transporte dos imunizantes até os municípios será efetuado sob escolta da Polícia Militar.

Até o momento, com a nova remessa de vacinas enviadas pela SES-MG a região ampliada de saúde do Norte de Minas contabiliza o recebimento de 189 mil 540 doses de imunizantes. No dia 19 de janeiro o Governo do Estado enviou para a região 42 mil 280 doses da vacina CoronaVac. Já no dia 27 de janeiro foram entregues à região 23 mil 620 doses das vacinas CoronaVac e da AstraZeneca/Universidade de Oxford. No dia 26 de fevereiro foram destinadas à região mais 25,4 mil doses de vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Universidade de Oxford. A última remessa foi enviada à região no dia 5 de março, totalizando 19,8 mil doses de vacinas CoronaVac.

VACINÔMETRO

Até a manhã desta quinta-feira, 25, dados contabilizados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais pela plataforma informatizada vacinômetro, revelam que aumentou para 73 mil 574 as pessoas residentes na região ampliada de saúde do Norte de Minas que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Outras 28 mil 768 já receberam a segunda dose.

Entre as pessoas integrantes dos grupos prioritários já vacinados estão idosos residentes em instituições de longa permanência; deficientes físicos assistidos por residências inclusivas; trabalhadores da saúde; indígenas e idosos a partir de 79 anos.

Texto: Pedro Ricardo

Comentários

Mais do Educadora FM