Suporte Espiritual: HUCF reforça apoio aos servidores que atuam na linha de frente de combate à Covid-19

Na luta diária pela vida e de valorização ao trabalho da rede assistencial de saúde, cada ação e estratégia são como diferenciais para se buscar o sucesso de cada dia. E o suporte espiritual é, neste sentido, uma das prioridades no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes), especialmente no momento de pandemia do Novo Coronavírus e no acolhimento dos profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19.

O trabalho é conduzido pelo Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH), vinculado ao setor de Gestão de Pessoas (GP) do HUCF, e terá novidades a partir desta terça-feira (24/3), conforme explica a analista universitário de saúde, Denise Carneiro Silva, que coordena o projeto. A primeira ação neste sentido será a palestra virtual “A Importância da Espiritualidade”, às 14h30min, pela plataforma Google Meet, com o enfermeiro Allysson Henrique Figueiredo. A transmissão será pelo link: https://meet.google.com/ruv-kfrm-zyv .

“Diante desta situação tão difícil de aflição para todas as pessoas, sobretudo os profissionais de saúde têm vivenciado situações de tratamentos bem sucedidos, mas também casos extremos que chegam ao óbito. Por isso, a direção do HUCF, com o apoio do NDH e o do setor de Gestão de Pessoas, entende que o fortalecimento espiritual é, neste momento, imprescindível e necessário para reforçar as palavras de conforto e de esperança a todos os nossos servidores”, ressaltou Denise Carneiro.

A servidora pondera que as ações do projeto são voltadas para o desenvolvimento intelectual, assistencial, profissional e, especialmente, espiritual.

Trabalho Intenso

Docente do curso de Enfermagem da Unimontes e analista universitário da saúde, Mariza Alves Barbosa Teles é a coordenadora do NDH/HUCF e explica que o apoio espiritual ao trabalho intenso vivenciado pelos profissionais de saúde, sobretudo para quem está na linha de enfrentamento do Novo Coronavírus, é muito importante neste momento. “Estamos há mais de 1 ano no combate à Covid-19 e os profissionais da saúde sentem também o desgaste e o cansaço físico e mental, necessitando de intervenções que possam ajudá-los pessoalmente e, ainda, no relacionamento com o próximo”.

A iniciativa conta com o apoio de voluntários e que está aberta para a participação de todos que queiram somar, independente de religião. “Na oportunidade, formalizamos o convite aos interessados neste tipo de trabalho e toda ajuda será bem-vinda”, destaca.

“Temos que reforçar o suporte aos servidores e, a partir de hoje, eles terão acesso a mais uma ideia de apoio e suporte espiritual. Inicialmente, o atendimento será de forma remota, com escuta individual, além de Lives, videoconferências, momentos de orações, cultos e celebrações – quando for possível”, ressalta Mariza.

Para agendar o atendimento individual (escuta ou escutador), o telefone é (38) 3224-8217.

Texto & Fotos: Wesley Gonçalves

Comentários

Mais do Educadora FM