HUCF adquire Analisador Hematológico capaz de gerar até 60 amostras por hora

A capacitação contínua dos servidores é uma das metas de trabalho e rotina permanente da atual gestão do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), estratégia que está alinhada à gestão superior da Unimontes, instituição mantenedora do hospital-escola.

Dentro desta logística de atendimento de qualidade, vinte e quatro servidores do laboratório de Análises Clínicas do HUCF participaram, em fevereiro, da capacitação para uso do novo equipamento de hematologia. O equipamento, de última geração, adquirido pelo HUCF realiza testes de hemograma completo (CBC) mais rápidos, com alta qualidade e agiliza os resultados para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Gerente de Apoio e Diagnóstico do Laboratório de Análises Clínicas do HUCF, João Antônio Alves Prates destaca que o novo aparelho de hematologia Advia 560 agiliza ainda mais os processos e resultados nos testes hematológicos. Em 2020, o laboratório realizou uma média mensal de cinco mil testes de hemogramas, um total de 60 mil/ano aproximadamente.

Tecnologia como aliada

“A tecnologia moderna executa até 60 exames por hora. Além disso, o dispositivo consegue executar leitura de parâmetros com baixo volume de amostra biológica, fator que contribuirá bastante para realização de exames mais seguros, diminuído a solicitação de recoletas, principalmente em crianças e recém-nascidos. Tecnicamente, a tecnologia utilizada será um diferencial para a qualidade de atendimento no hospital, uma vez que aumenta a capacidade de armazenamento interno para 10 mil resultados de hemograma. Esperamos entregar laudos de hemogramas com menor tempo e qualidade de ponta”, projeta o gerente.

Com a experiência de quase 14 anos, a servidora Paloma Danielle Pereira Gomes Paz acompanha de perto a evolução tecnológica no laboratório do HUCF.  Para ela, “em meio a tantas lutas que estamos vivendo na área da saúde, trabalhar com um aparelho da Siemens traz um alento, pois temos a certeza que contribuiremos mais e com qualidade, agilidade e pontualidade na liberação dos testes hematológicos para os pacientes do nosso HUCF“, pondera a servidora.

ADVIA 560

Advia 560 é um aparelho da Siemens que realiza testes de hematologia de última geração. Os sistemas oferecem testes CBC rápidos e de alta qualidade, gerando até 60 amostras por hora. Projetado para segurança e facilidade de operação, os novos sistemas de hematologia ADVIA ajudam a aperfeiçoar e gerenciar fluxo de trabalho por meio de vários recursos, como a escolha de amostragem de tubo aberto ou fechado e impressão de resultados personalizáveis. Procedimentos automáticos de anti-entupimento e limpeza são empregados para garantir a confiabilidade dos resultados.

Texto: Wesley Gonçalves/Ascom HUCF – Fotos: Divulgação

Comentários

Mais do Educadora FM