Prefeitura dará início ao programa de castração de cães e gatos nesta terça-feira

A Prefeitura de Montes Claros dará início nesta terça-feira, 2, ao programa de manejo populacional de cães e gatos. O projeto tem o objetivo de realizar o controle reprodutivo através da cirurgia de castração, desenvolvendo ainda ações de mobilização social e educação em saúde.

A fase inicial do programa será com os animais da região do grande Independência, local que apresenta índice elevado de casos de Leishmaniose Visceral (calazar) em humanos. Para isso, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já estão realizando no bairro o inquérito canino, para verificar os animais inseridos nos critérios exigidos.

Antes de serem conduzidos para o CCZ, os animais são testados e as famílias são orientadas com relação aos cuidados pré-cirúrgicos que devem ser adotados.

O programa se tornou possível graças à aquisição do veículo “castramóvel”, onde serão ser realizadas as cirurgias. O veículo possui uma estrutura com três salas, onde serão realizadas as cirurgias e os procedimentos pré e pós-cirúrgicos.

O programa de castração será destinado aos cães em situação de rua e também aos animais pertencentes a famílias carentes. A estimativa da Prefeitura é de que três mil cães e mil gatos sejam castrados em um ano. 

Comentários

Mais do Educadora FM