Norte de Minas recebe terceira remessa de vacinas do Governo de Minas

Nesta terça-feira, 9, a região ampliada de saúde do Norte de Minas, composta por 86 municípios, foi contemplada com o repasse da terceira remessa de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A entrega de 21 mil 800 doses de imunizantes por parte do Governo do Estado foi feita no aeroporto de Montes Claros à superintendente regional de saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques e às gerentes regionais de saúde de Januária e Pirapora, Ioná de Carvalho Lisboa e Adriana Kátia Emiliano Souza, respectivamente.

A nova remessa de vacinas da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, contempla a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros com 14 mil 800 doses que serão repassadas a 54 municípios.

A Gerência Regional de Saúde de Januária, que tem sob sua jurisdição 25 municípios, recebeu 5,2 mil doses de vacinas e a GRS de Pirapora, que atua em sete localidades, foi contemplada com o repasse de 1,8 mil doses de vacinas.

A distribuição das vacinas para os municípios começa nesta quarta-feira, 10. A previsão é de que a nova remessa viabilize a imunização de 10 mil 900 pessoas, entre elas profissionais de saúde e idosos com idade a partir de 90 anos.

Para todo o Estado de Minas Gerais o Ministério da Saúde repassou domingo, dia 7 de fevereiro, 315 mil 600 doses de vacinas que nesta terça-feira começaram a ser repassadas às 28 unidades regionais de saúde.

A superintendente regional de saúde, Dhyeime Thauanne Marques avalia que com o repasse de nova remessa de vacinas, os municípios têm condições de aumentar o ritmo de imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. “A médio prazo, esperamos que a ampliação da vacinação possibilitará a redução dos casos notificados de Covid-19 e, consequentemente, a diminuição das demandas de atendimento de pacientes nas unidades de saúde e nos hospitais, bem como os óbitos causados pelas complicações decorrentes a doença”, ressalta a superintendente.

PRIMEIRA REMESSA

No dia 19 de janeiro o Governo do Estado repassou para a região ampliada de saúde do Norte de Minas, 42 mil 280 doses da vacina Coronavac para imunizar 21 mil 140 pessoas (2 vezes).

Já no dia 27 de janeiro foram entregues à região 23 mil 620 doses de vacinas Coronavac e da AstraZeneca/Universidade de Oxford. Esse quantitativo possibilitará a vacinação de 17 mil 244 pessoas.

Até a manhã desta terça-feira, 9, dados contabilizados por uma ferramenta de monitoramento criada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG), denominada vacinômetro, revelam que 21 mil 087 pessoas do Norte de Minas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19 e, outras 814 completaram o ciclo vacinal.

Entre os profissionais da saúde, 16 mil 186 já tomaram a primeira dose da vacina e, 606, a segunda dose. Por outro lado, 3 mil 976 indígenas já tomaram a primeira dose e 46 completaram o esquema vacinal.

Entre os idosos institucionalizados 886 já tomaram a primeira dose da vacina e 161 a segunda dose. Já 39 deficientes físicos que são assistidos por residências inclusivas já tomaram a primeira dose da vacina e, um, a segunda dose.

Comentários

Mais do Educadora FM