SES-MG conclui no Norte de Minas a entrega de vacinas contra a Covid-19

A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) concluiu nesta quarta-feira, 3, a entrega da segunda remessa de vacinas aos 54 municípios que compõem a sua área de atuação. No início desta semana 24 municípios foram contemplados com o recebimento de insumos e, nesta quarta-feira outras 30 localidades que integram as microrregiões de saúde de Janaúba/Monte Azul, Bocaiúva e Coração de Jesus receberam as vacinas Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com o Laboratório chinês Sinovac, além da Cosvishield, desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.

Ao todo a SRS de Montes Claros repassou aos municípios 25,7 mil doses de vacinas. Desde a saída dos imunizantes da rede de frios até a chegada às secretarias municipais de saúde, o transporte dos imunizantes contou com escoltas da Polícia Militar, com o objetivo de evitar extravios.

Do total de vacinas distribuídas, parte será utilizada na aplicação da segunda dose em idosos residentes em asilos, trabalhadores da saúde, indígenas e deficientes físicos que recebem assistência de residências inclusivas. Outras 11 mil 120 doses da Coronavac e 12,5 mil doses da Cosvishield serão utilizadas na continuidade da vacinação do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes ressalta que mesmo com o repasse de nova remessa de vacinas contra a Covid-19, os municípios deverão continuar dando prioridade à vacinação de idosos que moram em asilos ou instituições de longa permanência; indígenas; trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da Covid-19 e pessoas com deficiência, maiores de 18 anos, que são assistidas por residências inclusivas.

“A vacinação de pessoas integrantes de outros grupos só será realizada depois que todos os integrantes da primeira etapa da campanha de imunização forem contemplados com o recebimento das duas doses das vacinas”, ressalta a coordenadora.

VACINÔMETRO

Até a manhã desta quarta-feira Minas Gerais contabilizava 196 mil 826 pessoas já vacinadas contra a Covid-19. Desse total, 13 mil 981 pessoas residem em 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas, sendo 11 mil 930 trabalhadores da saúde; 749 idosos; 25 deficientes físicos assistidos por residências inclusivas e 1 mil 277 indígenas.

Os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros contabilizam 10 mil 791 pessoas já vacinadas contra a Covid-19. Na sequência estão 25 municípios que pertencem à Gerência Regional de Saúde de Januária com 2 mil 473 pessoas vacinadas. Outras 628 pessoas foram imunizadas em sete municípios integrantes da área de atuação da Gerência Regional de Saúde de Pirapora.

O acompanhamento da vacinação em Minas Gerais está sendo feito por uma ferramenta de monitoramento criada pela Secretaria de Estado da Saúde, denominada vacinômetro. Por meio dele, qualquer cidadão pode acompanhar quantas pessoas já foram imunizadas e a quantidade de doses de vacinas distribuídas no Estado: coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro.

Foto: Ascom SES-MG

Comentários

Mais do Educadora FM