Covid-19: Norte de Minas recebe mais 23,6 mil doses de vacinas

Com a segunda remessa de vacinas a previsão é de que mais de 17,2 mil pessoas sejam imunizadas

A região ampliada de saúde do Norte de Minas, composta por 86 municípios, recebeu no início da tarde desta quinta-feira, 28, a segunda remessa de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Transportadas em avião da Polícia Militar, ao todo a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) destinou 23 mil 620 doses de vacinas para a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) e para as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora. A previsão é de que a nova remessa contemplará a vacinação de 17 mil 244 pessoas.

Foram enviadas para a região 11 mil 120 doses da vacina Coronavac, produzida em São Paulo pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Outras 12 mil 500 doses são da Covishield, desenvolvida pelo laboratório farmacêutico AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A remessa enviada ao Norte de Minas é parte de 2 milhões de doses fabricadas no Instituto Serum, na Índia, e que foram importadas pela Fundação Oswaldo Cruz – (Fiocruz).

A prioridade de vacinação continua sendo de trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente de enfrentamento da Covid-19; idosos institucionalizados e indígenas.

Segunda-feira, 1º de fevereiro, a Superintendência Regional de Saúde e as GRS de Januária e Pirapora vão iniciar o repasse da segunda remessa de vacinas aos 86 municípios que integram as suas áreas de atuação. Também será entregue aos municípios a segunda dose da vacina Coronavac, para complemento da imunização das pessoas já atendidas pelos municípios.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques ressalta que a chegada de nova remessa de vacinas “possibilitará aos municípios intensificar a imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde o que, consequentemente, viabilizará a redução das internações e a morte de pacientes em virtude das complicações decorrentes da Covid-19”.

DISTRIBUIÇÃO

A distribuição da segunda remessa de vacinas para o Norte de Minas ficou da seguinte forma: 15 mil 760 doses para 54 municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, com previsão de imunização de 12 mil 144 pessoas.

Para a Gerência Regional de Saúde de Januária, que tem 25 municípios sob sua jurisdição, foram entregues 5 mil 380 doses de vacinas com previsão de imunizar 3 mil 424 pessoas. Já para a GRS de Pirapora, que atua em sete municípios, foram repassadas 2 mil 480 doses de vacinas para imunização de 1 mil 676 pessoas.

No dia 19 de janeiro o Governo do Estado repassou para a região ampliada de saúde do Norte de Minas, composta por 86 municípios, 42 mil 280 doses da vacina Coronavac para imunizar 21 mil 140 pessoas (2 vezes).

SERINGAS

Além das vacinas a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros já repassou 232 mil seringas agulhadas para 38 municípios que integram a sua área de atuação, como parte das providências tomadas para a implementação da campanha de vacinação contra a Covid-19. Nas próximas semanas outros 16 municípios, que ainda possuem insumos em estoque, deverão providenciar a retirada de mais 77 mil seringas no almoxarifado da SRS.

Ao todo, para os 86 municípios da região ampliada de saúde do Norte de Minas a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou 543,7 mil seringas.

Comentários

Mais do Educadora FM