SES-MG prorroga campanhas de vacinação até 4 de dezembro

Contra a poliomielite 18 municípios do Norte de Minas já atingiram a meta de vacinar 95% das crianças

Com a decisão do Programa Nacional de Imunizações – (PNI) de adiar até 20 de dezembro o prazo para que os municípios contabilizem dados sobre a cobertura vacinal em cada localidade, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) prorrogou até 4 de dezembro a implementação das campanhas nacionais de multivacinação de crianças e adolescentes, bem como contra o sarampo e a poliomielite. A baixa procura pelas vacinas também motivou o prolongamento do prazo para que mais pessoas possam ter oportunidade de se vacinar.

“É essencial que todas as pessoas que estejam incluídas como público alvo das campanhas procurem uma unidade de saúde e sejam imunizadas. A vacinação deve ser um compromisso de todos”, ressalta Josianne Dias Gusmão, coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG. Entre os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS), até esta quarta-feira, 25, já foram vacinadas 47 mil 243 crianças contra a poliomielite. A cobertura vacinal está em 77,42% de um total de 61 mil 018 crianças estimadas pelo Ministério da Saúde que precisam serem vacinadas.

Ao todo, 18 municípios já atingiram a meta de vacinar 95% das crianças contra a poliomielite: Berizal; Botumirim; Capitão Enéas; Engenheiro Navarro; Francisco Sá; Gameleiras; Guaraciama; Itacambira; Janaúba; Lagoa dos Patos; Mamonas; Matias Cardoso; Mato Verde; Porteirinha; São João da Lagoa; São João do Pacuí; Vargem Grande do Rio Pardo e Verdelândia. Outros oito municípios estão próximos de atingirem a meta de cobertura vacinal, pois já atingiram mais de 80% do público alvo da campanha contra a poliomielite.

Em Montes Claros, onde o Ministério da Saúde estima que 22 mil 037 crianças devem ser vacinadas contra a poliomielite, nesta quarta-feira a cobertura vacinal chegou a 69%, totalizando 15 mil 205 crianças já imunizadas nas unidades básicas de saúde.
MULTIVACINAÇÃO

Também foi prorrogada até 4 de dezembro a Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos. Na área de atuação da SRS de Montes Claros o Ministério da Saúde estima que 175 mil 176 pessoas precisam ter a caderneta de vacinação atualizada. Em todos os municípios estão sendo ofertadas todas as vacinas do calendário básico da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Para a Campanha de Multivacinação a Superintendência Regional de Saúde repassou aos municípios as seguintes vacinas: BCG; Hepatite B; Penta; Pólio inativada e Pólio oral; Rotavírus; Pneumo 10; Meningo C; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Varicela; Meningocócica ACWY; HPV quadrivalente (contra câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus, pênis, orofaringe e as verrugas genitais).

SARAMPO

De 480 mil 471 pessoas estimadas pelo Ministério da Saúde para serem vacinadas contra o sarampo em 54 municípios jurisdicionados à SRS de Montes Claros, até a manhã desta quarta-feira dados contabilizados pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações revelam que já foram imunizadas 278 mil 349 pessoas. Desse total, 104 mil 088 pessoas foram vacinadas em Montes Claros.


Comentários

Mais do Educadora FM