Campanhas de vacinação são prorrogadas e SRS de Montes Claros reforça a mobilização nos municípios

Estão prorrogadas até o dia 20/11, as Campanhas de Multivacinação contra a poliomielite e o sarampo. A decisão tomada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi comunicada nessa quarta-feira (28/10), por meio de um memorando enviado aos municípios. Nessa quinta-feira (29), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros reforçou o repasse de orientações às secretarias municipais de saúde de 54 municípios que integram a sua área de atuação, visando o incremento das estratégias de mobilização da população para a vacinação de crianças, adolescentes e adultos.

A coordenadora de vigilância epidemiológica da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, destaca a importância da prorrogação das campanhas de vacinação a fim de possibilitar às pessoas, que ainda não foram imunizadas, uma nova oportunidade de terem acesso às vacinas disponibilizadas gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A SES-MG alerta que “há risco de reintrodução de doenças já controladas ou eliminadas e a sua disseminação. Daí a importância dos serviços de saúde obterem altas e homogêneas coberturas vacinais para crianças de um ano a menores de cinco anos de idade, na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite; a necessidade de proteger a população de 20 a 49 anos que apresenta baixa cobertura de vacinação contra o sarampo e, também, a necessidade de atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade durante a Campanha Nacional de Multivacinação”.

A vacinação de crianças de um a quatro anos de idade contra a poliomielite já alcançou a meta de 95% de cobertura vacinal em quatro municípios jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros: São João da Lagoa (111,89%); Guaraciama (98,76%); Engenheiro Navarro (97,63%) e Gameleiras (96,30%). Outros 18 municípios já atingiram percentual de cobertura vacinal contra a poliomielite que varia entre 70% a 85,29%. São eles: Berizal; Botumirim; Catuti; Claro dos Poções; Coração de Jesus; Cristália; Curral de Dentro; Espinosa; Glaucilândia; Lagoa dos Patos; Mamonas; Mato Verde; Nova Porteirinha; Novorizonte; Olhos D´Água; Porteirinha; Rio Pardo de Minas e São João do Pacuí.

A estimativa do Ministério da Saúde é de que 61.018 crianças precisam ser vacinadas contra a poliomielite para que os 54 municípios do Norte de Minas alcancem a meta de imunizar 95% do público-alvo. Até a manhã de hoje (29/10), dados lançados pelos municípios no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) revelam que já foram vacinadas 34.773 crianças, perfazendo cobertura de 56,99%.

Em Montes Claros, onde o Ministério da Saúde estima que 22.037 crianças devam ser vacinadas contra a poliomielite, mais de 11 mil já foram imunizadas contra a doença. Até a manhã de hoje (29/10), o percentual de cobertura vacinal em Montes Claros estava em 49,92%.

Multivacinação

Já na Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos o Ministério da Saúde estima que 175 mil 176 pessoas precisam ter a caderneta de vacinação atualizada. Em todos os municípios estão sendo ofertadas todas as vacinas do calendário básico da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.  

A Superintendência Regional de Saúde repassou aos municípios as seguintes vacinas: BCG; Hepatite B; Penta; Pólio inativada e Pólio oral; Rotavírus; Pneumo 10; Meningo C; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Varicela; Meningocócica ACWY; HPV quadrivalente (contra câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus, pênis, orofaringe e as verrugas genitais).  

Sarampo

De 480.471 pessoas estimadas pelo Ministério da Saúde para serem vacinadas contra o sarampo em 54 municípios, até a manhã de hoje (29/10), os dados contabilizados pelo SIPNI, revelam que já foram imunizadas 267.727 pessoas.

Os municípios com maior quantidade de doses já aplicadas são: Montes Claros (102.044 doses); Janaúba (18.068); Francisco Sá (11.835); Espinosa (9.092); Rio Pardo de Minas (8.464); Porteirinha (8.315); Coração de Jesus (6.794); Salinas (7.376); Jaíba (6.512) e Taiobeiras (4.823).

______________

Fonte: SRS

Comentários

Mais do Educadora FM