Covid-19: Exército realiza desinfecção do HUCF para neutralizar perigo biológico do Coronavírus

Militares do Exército Brasileiro realizaram na tarde dessa quinta-feira (10) a desinfecção das dependências internas e externas do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e do Centro de Atendimento e Especialidades Tancredo Neves (CAETAN).

As ações fazem parte do enfrentamento do Novo Coronavírus (Covid-19) em todo o território nacional por militares especializados do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (Btl DQBRN) do Rio de Janeiro-RJ, sob o comando do Tenente-Coronel Jorge Otávio Domingues Costa, em parceria com o Comando Leste, da 4ª Região Militar, mais alto escalão do Exército Brasileiro em Minas Gerais e apoio logístico do 55º Batalhão de Infantaria em Montes Claros.

Em Montes Claros, além do HUCF e do CAETAN, as ações de desinfecção ocorreram no Mercado Municipal Christo Raeff (Cristo Verdureiro) e no Shopping Popular Mário Ribeiro da Silveira. E em Janunária-MG, no Hospital Municipal.

Esses locais foram escolhidos devido à grande circulação de pessoas. O objetivo é neutralizar o perigo biológico do Coronavírus e reduzir os impactos da pandemia na população mineira. Até agora, foram percorridos mais de 6 mil quilômetros no estado, com aproximadamente 7 milhões de mineiros atendidos.

Para a superintendente do HUCF, Príscilla Izabella F. Barros de Menezes ações desta natureza ajudam no combate a pandemia e reforçam os esforços no sentido de atender dentro dos padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Vigilância Epidemiológica de Montes Claros os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Agradecemos o empenho e esforço do 1º Btl DQBRN e 55º BI de Montes Claros em tornar ainda mais seguro o nosso hospital. Sabemos que a Covid-19 deve ser combatida por todos no sentido de assegurar um atendimento de qualidade aos nossos usuários do SUS. E saber que esses valorosos militares realizam um trabalho de grandeza para a população, reforça o papel da União, Estado e Município no bem comum que é a segurança e qualidade do serviço prestado às comunidades mais carentes do Norte de Minas”, engrandece a superintendente.

1º BTL DQBRN

Criado em 2012, o 1º Btl DQBRN tem ampla experiência em defesa química, biológica, radiológica e nuclear. O batalhão atuou na Copa das Confederações de 2013, na Jornada Mundial da Juventude de 2013, na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016, além dos incêndios envolvendo produtos químicos em São Francisco do Sul (SC) e no Porto de Santos; da descontaminação da aeronave que transportou um paciente com suspeita de ebola e dos materiais repatriados do Haiti; da inspeção de obuseiros M109 oriundos dos Estados Unidos; e da repatriação de brasileiros que estavam em quarentena em Anápolis (GO) após passagem por Wuhan, na China.

O 1º Btl DQBRN é composto por 275 militares especializados em Defesa, Química, Biológica, Radiológica e Nuclear pela Escola de Instrução Especializada (EsIE), possui materiais de ponta e participa frequentemente de treinamentos da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).

________________________

Texto e foto: Wesley Gonçalves

Comentários

Mais do Educadora FM