
Mais de 225 pacientes testaram positivo para a Covid-19, nesse sábado em Montes Claros. A informação foi confirmada pelo Setor de epidemiologia, aumentando para 3.552 o número de pessoas infectadas com a doença.
Trata-se de 137 mulheres e 88 homens com idades entre 6 a 88 anos. Todos com estado de saúde estável e em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica.
No estado até o momento, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o número de casos confirmados chega a 174.402. Destes 29.187 estão em acompanhamento e 141.083 pacientes já forma recuperados. Em Minas 4.132 vieram óbitos.
Taxa de contágio
Pela primeira vez no transcorrer da pandemia em Minas Gerais, a taxa de transmissão da covid-19 (Rt) no estado oscila com resultado próximo de 1 durante duas semanas. Desde o início de agosto, o indicador varia entre 0,95 e 1,07 o que significa que uma pessoa contaminada pelo novo coronavírus tem potencial para infectar, em média, uma pessoa. Em março, foram registrados os primeiros casos de contaminados, o índice variava entre 1,59 e 5,12, ou seja, uma pessoa infectada tinha potencial para contaminar até 5 outras.
Para os gestores, que usam esse indicador como uma das principais ferramentas para as tomadas de decisões referentes à pandemia, o Rt é o sinal de que o contágio tende à estabilidade. Segundo o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral, o Rt sinaliza que “a estabilização dos dados, além de uma tendência, pode começar a ser o início de uma queda na transmissão”.
Sobre o comportamento do indicador durante a primeira quinzena de agosto, a diretora de Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência da SES-MG, Monique Félix, diz que isso representa “uma certa estabilização no número de novos casos confirmados, uma vez que a cada nova semana estamos observando desaceleração do crescimento do número.
“Contudo, precisamos manter esse Rt abaixo de 1 de forma sustentada. Quando a doença chegou, toda a população estava suscetível a ela. Com o transcorrer da pandemia, a tendência é que o número de pessoas suscetíveis ao vírus vai reduzindo”, esclarece Monique, acrescentando que o “ideal é que Minas mantenha o Rt abaixo de 1”.
_______________________
Da redação / SES / Foto: divulgação