Dia de Proteção às Florestas é celebrado nesta sexta-feira, 17 de julho

Nesta sexta-feira, 17, é comemorado o Dia do Protetor de Florestas, também chamado de Curupira. Essa figura do folclore brasileiro é conhecida pelos seus cabelos vermelhos, pelos pés virados para trás e por ser associado com a proteção das matas.
Com o objetivo de premiar e incentivar produtores rurais a preservar e recuperar áreas de relevante interesse ambiental, a Prefeitura de Montes Claros criou o Ecocrédito, um programa de crédito ambiental que incentiva a preservação de recursos naturais, a proteção de nascentes e o melhoramento das condições ambientais da fauna e flora. O Ecocrédito concede, para cada hectare preservado, um bônus anual de R$ 181,60. A compensação é feita com a entrega de cédulas especiais que podem ser usadas no pagamento de tributos municipais – IPTU, ISS, ITBI e Taxas Municipais. Podem também ser usadas para pagar lances em leilões de bens do município, ou pagar serviços voltados à preservação ambiental. O proprietário rural pode utilizar as cédulas para fazer compras em lojas, competindo então aos comerciantes usá-las no recolhimento de impostos da Prefeitura.
O programa gera receita para produtores rurais do município que cuidam de matas e nascentes e adotam práticas conservacionistas de agricultura. Além do bônus, o município ainda disponibiliza arames para o cercamento das nascentes, beneficiando o produtor, o município e o meio ambiente.
Além das áreas protegidas pelo Ecocrédito, o município de Montes Claros possui várias áreas de florestas, dentre elas, o Parque Estadual da Lapa Grande, localizado a 12 km do centro de Montes Claros, que possui cerca de 7,6 mil hectares, onde estão mananciais que fornecem água para cerca de 30% da população do município.

__________________

Texto: Luis Carlos Gusmão
Fotos: Fábio Marçal

Comentários

Mais do Educadora FM