Humanização: Pacientes da Covid-19 do HUCF terão “visita virtual” de familiares

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), inicia nesta quarta-feira (01/07), uma nova modalidade de aproximação dos usuários com os seus familiares em tempos de pandemia do Novo Coronavírus: a “visita virtual” para os pacientes graves da Covid – 19 internados em leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI).

A modalidade de visita virtual é mais uma iniciativa de humanização do HUCF, o único hospital de Montes Claros com atendimento 100% gratuito, bancado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação segue a Política Nacional de Humanização (PNH/HumanaSUS), implementada desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano e que define: “a humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde”.

“Uma vez que o Novo Coronavírus tem um alto poder de disseminação e os nossos pacientes estão em isolamento total, com as visitas presenciais suspensas em todos os hospitais, esta nova ferramenta visa humanizar cada vez mais o atendimento, o que é preconizado pelo Ministério da Saúde”, ressalta Jane Tolentino Barbosa, gerente de enfermagem do Centro de Tratamento Intensivo (CTI Covid-19) do Hospital Universitário.

Todas as visitas serão agendadas com parentes dos pacientes e elas serão realizadas por uma chamada de vídeo com o suporte técnico dos servidores do CTI Covid-19.

O tablet usado nas visitas online foi doado pelo coordenador médico da equipe, Dayson Henrick Salvino Pereira, que permitirá um momento de grande emoção para todos. “Pois, proporciona contato, informação e principalmente amor”, assegura Jane Tolentino Barbosa.

“Ressaltamos que esta visita não extingue o Boletim Médico Familiar, que é liberado diariamente por telefone pelo médico plantonista para a família, passando o quadro clínico do paciente. Mas é mais uma forma de enfrentamento da pandemia com humanidade e carinho, que são princípios básicos da assistência do HUCF e do HumanizaSUS”, conclui a gerente do CTI Covid 19.

___________________

Texto e fotos: Ascom/HUCF/Unimontes

Comentários

Mais do Educadora FM