Imponente marco em tributo ao sertanejo é inaugurado em Montes Claros

A Prefeitura de Montes Claros inaugurou nessa segunda-feira, 29, em solenidade realizada na Sala de Reuniões do Gabinete, uma escultura (em tamanho real) de um carro com três juntas de bois, um carreiro e o guiador dos animais, em homenagem aos povos das margens do Rio São Francisco. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura.
A obra, de autoria do artista plástico Ronaldo Souza Lima, tem 11 metros de extensão por 2,5 de largura e foi confeccionada com vergalhões e outras ferragens, sendo um tributo ao sertanejo do passado, da época em que a produção agrícola era transportada em carros de boi. A base que recebe o monumento foi feita pela Empresa Municipal de Obras, Serviços e Urbanização (ESURB), assim como a revitalização do canteiro.
O monumento, localizado em frente à Lafarge, no canteiro central do acesso para as cidades ribeirinhas da região, recebeu elogios da população. O pintor José Ruas ficou encantado com a escultura. “Eu nunca vi uma coisa tão bonita como esta. Me fez lembrar a minha infância na roça, quando vivia montado num carro de boi”, contou, emocionado.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Paulo Ribeiro, lembra que “são quase 300 espaços públicos, entre praças, jardins, parques e canteiros centrais, que estão sendo embelezados”.

__________________

Texto: Luis Carlos Gusmão /// Fotos: Fábio Marçal e Divulgação

Comentários

Mais do Educadora FM