Montes Claros cria o “Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia”

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta pela dor generalizada no corpo. Junto com a dor, o paciente com fibromialgia, frequentemente, apresenta sintomas como fadiga, sono não reparador e alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, estima-se que a doença atinja cerca de 3% da população.

Assim, com a sanção da Lei Municipal nº 5.258, de 3 de junho de 2020, Montes Claros passa a reconhecer 12 de maio como sendo o “Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia”. A lei, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Humberto Souto, estabelece que, na semana em que incidir o dia 12 de maio, em cada ano, serão realizados eventos com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância do tema.

A medida deve contribuir para o esclarecimento da população e dos profissionais da saúde sobre prevenção, sintomas e formas de tratamento da fibromialgia, além de incentivar a discussão de políticas públicas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos portadores da síndrome.

__________________

Texto: Attilio Faggi // Fotos: Divulgação

Comentários

Mais do Educadora FM