Quimioterapia do Dilson Godinho em Salinas mantém tratamentos com atendimento individualizado

Inaugurado em janeiro deste ano, a Unidade de Oncologia do Hospital Dilson Godinho em Salinas já está atendendo pacientes oncológicos de 18 municípios daquela microrregião. Do final do mês março até agora, já foram mais de 350 atendimentos, todos seguindo as determinações impostas pelas autoridades para conter e combater a pandemia mundial do Coronavírus – COVID-19.

Os pacientes oncológicos estão no grupo de maior risco de contrair o novo coronavírus, porém não podem interromper o tratamento e o hospital não pode negar a receber novos pacientes, pois quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de o tratamento dar certo.

A médica responsável pelo trabalho desenvolvido na Unidade de Quimioterapia de Salinas, Ana Paula Barros e Silva, afirma que com a iniciativa do Dilson Godinho, vários benefícios foram colocados à disposição dos municípios daquela microrregião: “só a questão dos pacientes não necessitarem de pegar estrada para passar por um processo de quimioterapia já é muito importante, pois o desgaste nessas viagens longas é muito grande”.

Ana Paula Barros também ressalta que todos os protocolos de segurança impostos pelas autoridades, visando a segurança dos pacientes e profissionais envolvidos no tratamento, estão sendo seguidos, inclusive, o atendimento está sendo individualizado conforme as necessidades de cada um, dentro de padrões internacionais de segurança. A equipe de Oncologia de Salinas do Dilson Godinho é composta por médica oncologista, enfermeira, farmacêutica oncológica, técnica de farmácia, técnicos de enfermagem, nutricionista, psicóloga, assistente social, profissional de serviço geral e recepcionistas. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas e atende pelo telefone 3841-1579.

O Hospital Dilson Godinho é referência no tratamento de câncer no Norte de Minas e atende cerca de 70% dos pacientes do Sistema Único de Saúde que necessitam de procedimentos oncológicos. A instalação de uma Unidade de Oncologia em Salinas teve como principal objetivo levar o tratamento para mais próximo dos pacientes daquela microrregião, que antes tinham que se deslocar até Montes Claros à procura de atendimento.

________________

Texto e foto: Leonardo Maciel

Comentários

Mais do Educadora FM