Plano Hidroambiental vai proteger e revitalizar o Riachão

 

 

A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com produtores rurais, Ministério Público de Minas Gerais, Polícia Militar e outros órgãos e entidades, vai elaborar um Plano Hidroambiental para revitalizar e proteger o Riachão. O rio vem sendo alvo de poluição e tem se degradado em todo o seu curso, da nascente, na lagoa Tiririca, em Montes Claros, passando por Mirabela, até a cidade de Brasília de Minas.
O Riachão pertence à bacia do rio Pacuí, afluente do São Francisco pela margem direita. Percorre cerca de 96 quilômetros, com vários afluentes intermitentes e alguns perenes. As maiores secas registradas no Riachão foram em 1995 e em 2002. Nesta última, a população ficou sem água para consumo humano e animal numa extensão de mais de 70 quilômetros.
Na quinta-feira, 14, foi realizada uma expedição institucional no Alto Riachão. Foram percorridos os chacreamentos, a lagoa Tiririca e a área impactada por incêndio florestal ocorrido no dia 1º de maio. O objetivo foi reunir dados que vão nortear o Plano. As ações foram apoiadas pelos produtores rurais da região, Ministério Público, Polícia Militar de Meio Ambiente, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Companhia de Desenvolvimento do Vale do Francisco (Codevasf), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Câmara Municipal de Montes Claros, dentre outros órgãos e entidades interessados na revitalização do Riachão.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Paulo Ribeiro, destacou a importância da visita à região e lembrou que o Plano poderá surtir efeito a médio e longo prazo, salientando a importância do Riachão para as cidades de Montes Claros, Mirabela e Brasília de Minas.

__________________

Texto: Pedro Neto /// Fotos: Divulgação

Comentários

Mais do Educadora FM

Lei Cultural Aldir Blanc

A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc estabelece um conjunto de ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços

Ler Mais