Campanha de combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes é desenvolvida em Montes Claros

 

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), promove, no próximo dia 18, a campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. A campanha é realizada em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e tem por objetivo mobilizar e convocar a sociedade para o engajamento contra a violação dos direitos da parcela mais jovem da população.

A data é celebrada nacionalmente no dia 18 de maio, e a Prefeitura sempre realizou eventos nesse período, mobilizando a população e realizando diversas atividades. Nesse ano, a campanha está sendo realizada com várias restrições, em decorrência das dificuldades impostas pela COVID-19, mas mesmo assim a data não vai passar em branco, já que em 2020 se comemoram 30 anos da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Segundo Aurindo Ribeiro, secretário municipal de Desenvolvimento Social, “é costume o município realizar várias ações orientando a população através de passeatas, blitzen nos semáforos, palestras para estudantes e outras atividades educativas através dos CREAS, CRAS, PETI, Conselho Tutelar e outros serviços. Mas o atual cenário de pandemia não permite essas ações”.
Ainda de acordo com o secretário, “em uma ação simples, mas não menos importante, foi enfeitado um pequeno jardim em frente ao prédio da Prefeitura, para que a população possa vivenciar a simbologia que esse dia representa. É de fundamental importância que a sociedade possa juntar-se conosco e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos. É importante denunciar abusos, exploração e qualquer outro tipo de violência contra crianças e adolescentes. Não se cale: Disque 100!”.

Diversas formas – A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, dentre elas o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.

_______________________

Texto: Rubens Santana/// Fotos: Fábio Marçal

Comentários

Mais do Educadora FM