Prefeitura de Montes Claros decreta regras mais rígidas em decorrência no novo Coranavírus

Foi divulgado pela Prefeitura de Montes Claros , três novos decretos como medidas de prevenção ao novo Coronavírus, na cidade.

De acordo com o Prefeito Humberto Souto, mesmo diante dos graves danos da economia local, “é necessário preservar o bem maior da vida e da suade da popução de Montes Claros”, – escreveu no  decreto 4.037 de 29 de abril de 2020.

No município já há o funcionamento de grande parte das atividades comerciais, mas ficam prorrogadas até o dia 10 de maio, o funcionamento dos serviços não essenciais. O prazo para retomada seria nesta quinta-feira (30), com isso  os estabelecimentos comerciais seguem com as vendas por drive-thru, de acordo com  autorização publicada na última sexta-feira (24).

O novo decreto Nº 4037 também prorrogou até o dia 31 de maio a suspensão do funcionamento dos estabelecimentos de ensino. A Secretaria Municipal de Educação deve providenciar a antecipação  do recesso escolar do mês de julho, na Rede Municipal de ensino.

Decreto nº. 4035

Considerando o acompanhamento do desenvolvimento do contágio pelo agente Novo Coronavírus, foi criado o Plano Municipal de Contingência Emergencial Intersetorial às Pessoas em Situação de Rua, em razão da Pandemia causada pelo agente Novo Coronavírus – SARS-CoV-2, como a realização pelas diversas Secretarias Municipais das ações, como a  à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, de Saúde.

Ficou  determinado à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos que promova a reforma e manutenção dos banheiros públicos localizados nas Praças Dr. Carlos Versiani e Coronel Ribeiro, com disponibilização aos usuários de insumos para higienização, bem como providencie profissional paramentado para realização da limpeza diária, incluindo sábados, domingos e feriados.

Novas regras

Devido ao período pandêmico o município de Montes Claros, também criou novas regras, com a implantação de barreiras sanitárias, como medidas de prevenção ao contágio pelo agente do novo Coronavírus.

A partir desta sexta-feira (01), conforme o decreto 4.036,  enquanto durar o Estado de Calamidade Pública pelo surto de COVID-19,  todas as pessoas que ingressarem na cidade de Montes Claros, oriundos de outros Municípios, estarão sujeitas a regra de quarentena, com exceção dos caminhoneiros, pilotos e motoristas, que estejam circulando na cidade em razão do trabalho, desde que não apresentem sintomas de tosse, dor de garganta, febre, coriza ou dificuldade para respirar.

O descumprimento das normas previstas no Decreto ensejará aplicação das penalidades como multas,  prevista na Lei Municipal nº 5.252, 19 de março de 2020.

____________________

Da redação // Foto: Divulgação

 

Comentários

Mais do Educadora FM