Norte de Minas registra 28 óbitos ligados ao Covid-19

Subiu para 28 o número de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus aqui no Norte de Minas. Os dois casos mais recentes foram confirmados na manhã  nesta segunda-feira (27) , pela prefeitura de Montes Claros.  Trate-se de uma mulher, de 33 anos, que testou positivo para o Covid -19. Ela está em isolamento domiciliar e estável. O outro caso é de um idoso de 75 anos, que também se encontra em isolamento domiciliar e estável.

Outros três casos também  foram confirmados nesse domingo (25),  na cidade de São Francisco,  onde outros três pacientes tiveram relação  direta ou indireta com a rotina de hemodiálise e  diagnosticados com a doença.

Dos seis casos em São Francisco, dois idosos,  de 75 anos,  evoluíram para óbito (uma dessas mortes está entre os casos confirmados no domingo (25). Situação que tem preocupado os moradores, pois são apenas quase 60 mil habitantes no município, que investiga outros 105 casos. Entre os pacientes com a suspeita de contágio, há dois médicos e um técnico em enfermagem. Um enfermeiro e outro técnico em enfermagem, do mesmo hospital, estão em isolamento após serem infectados pelo novo Coronavírus.

Segundo o enfermeiro Dênis Lacerda, membro do Comitê Gestor Combate a Covid-19 e vice presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Francisco, os pacientes infectados tinham comorbidades como doença renal crônica, hipertensão arterial e insuficiência cardíaca. O enfermeiro cobra ainda melhores condições de trabalho. “Pode estar ocorrendo subnotificação dos casos pelo estado, pois não há sequer investimento o suficiente para compra de Epis- equipamentos de proteção individual, as unidades de saúde”- relata.

De acordo com Vigilância Epidemiológica, São Francisco apresenta o segundo o maior número de infectados da região,  perdendo apenas para Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas onde vivem cerca de 450 mil pessoas e conta, até agora, com nove casos entre eles, o óbito de um idoso, um de 69 anos,  em decorrência da covid-19 e de outro homem, de 56,  que teve morte cerebral após acidente com traumatismo craniano e testou positivo no momento que passava por exames para ter os seus órgãos doados.

Outros três idosos morreram de Covid-19 na região. Uma mulher de Varzelândia e dois homens de Espinosa. No Norte do estado,  as cidades de Monte Azul,  Janaúba, Pirapora,  São Romão e Icaraí de Minas também registraram casos da doença.  Em Brasília de Minas a prefeitura confirmou dois primeiros casos de covid-19 na cidade, nesse domingo (25).

Em Montes Claros, segundo o último boletim da prefeitura,  há 502 em investigação. Outros mil 124 casos suspeitos já foram descartados.

_________________

Texto: Janaina Gonçalves // Foto : Divulgação

Comentários

Mais do Educadora FM