Confirmado o primeiro caso de Covid-19 em Montes Claros

Foi confirmado neste domingo (06), pela Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros , o primeiro  caso de Covid-19. Um idoso de 69 anos, morreu na última quarta-feira (1), ele estava internado no Hospital Aroldo Tourinho, desde 27 de março. O homem que teve a morte confirmada é  Claudio Manoel Ricardo, natural da cidade de Patis, no Norte de Minas,   era metalúrgico aposentado e morava no bairro Antônio Pimenta em Montes Claros.  Recentemente, ele havia feito uma viagem a São Paulo, onde retornou no dia 16 de março.

Segundo a secretaria de saúde , Dulce Pimenta, o exame do paciente foi coletado em domicílio do dia 23 de março e coletado novamente no Hospital Aroldo Tourinho, em 28 de março.  “ Ele  estava sendo acompanhado por uma equipe de Saúde da família,  o mas quadro se agravou ele foi internado,  chegou a ir para a Unidade de Terapia Intensiva( UTI),e  teve a sua morte confirmada.Todos os familiares foram isolados desde o aparecimento dos primeiros sinais e estão sendo acompanhados, nenhum deles apresentou sintomatologia até o momento. A equipe de Saúde da Família que acompanhou o caso já procurou também todas as pessoas que tiveram contato com esse paciente e elas estão sendo monitorados e não apresentaram nenhum sintoma, mas continuam em isolamento domiciliar,”- esclareceu.

Em entrevista coletiva para a imprensa na noite deste domingo (05),  a secretaria Dulce Pimenta, também pontou sobre a grande dificuldade de exames para confirmação dos casos suspeitos notificados do Coronavírus,  que não tiveram agravamentos. “A expectativa do município é abrir novas ofertas de exames. Eles vão ser direcionados para aos pacientes que tiveram agravamento do caso, aqueles que vieram a óbito e  profissionais de saúde que tiveram contatos com as pessoas suspeitas com o Covid- 19”.

Além disso,  já se estuda a expansão de capacidades dos leitos para UTI e Clínicos  das unidades hospitalar em Montes Claros. “ Até momento onze pessoas estão internadas, sendo que três são de outros municípios. Dois óbitos, um de Bocaiúva e um de Icaraí de Minas estão sendo investigados” – acrescentou a secretaria.

De acordo com o último boletim divulgado pelo município, foram notificados 793 casos e 589 são investigados. “ A gente percebe que há um mascaramento do quadro epidemiológico, por isso as medidas necessárias  no momento, são principalmente a conscientização da população e o controle de novos caso, com o isolamento social. Além das ações de higiene  pessoal, pois só há uma maneira de controle do vírus, que é ficar em casa.

“- Não é hora de fazermos alardes nem termos pânico e  nem de desespero, mas o momento é de conscientização com o apoio de toda população” – finalizou.

 

Da Redação //Foto Divulgação

Comentários

Mais do Educadora FM